Economia

Projeto que estimula uso de energia solar e eólica em SC é aprovado na Alesc

Proposta da deputada Angela Albino (PCdoB) segue para sanção

Colaboração: Comunicação deputada Angela Albino

Colaboração: Comunicação deputada Angela Albino

Santa Catarina pode ter uma Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar e Eólica a partir de 2015. O primeiro passo para isso é a sanção do Projeto de Lei 174.0, de 2013, de autoria da deputada Angela Albino (PCdoB), aprovado por unanimidade no Plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (2/12). A proposição tem como objetivo estimular os investimentos e a implantação dos sistemas de energia solar e eólica como forma de diminuir impactos no meio ambiente e diversificar a matriz energética do estado.

De acordo com a parlamentar, o território catarinense é rico em oportunidades para geração da chamada energia limpa e isso precisa ser incentivado pelo poderes. “Dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar comprovam que o litoral norte de Santa Catarina apresenta irradiação solar global, cerca de quatro vezes superior ao apresentado na Alemanha, país que é líder mundial do setor de aproveitamento da energia gerada pelo Sol”, observa Angela.

Da mesma forma, ela argumentar, que o estado apresenta potencial para implementação de dezenas de Parques Eólicos. Estima-se que só a região sudoeste apresenta uma capacidade de produção anual de aproximanente 3.700 Gigawatt-hora a partir do vento.

Colaboração: Comunicação deputada Angela Albino