Geral

Projeto que permite aos cadeirantes tomar banho de mar encerra em março

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um projeto que encheu os olhos d’água, tanto da salgada do mar, quanto de felicidade. Assim foi o Praia Acessível, organizado pelo grupo criciumense Ação Mais. E para dar continuidade à atividade, as cadeiras anfíbias que foram cedidas pelos integrantes levarão alegria mais uma vez aos cadeirantes no dia 22 de fevereiro, sábado, no Balneário Rincão.

A ação foi muito bem recebida por todos os portadores de necessidades especiais, como é o caso do cadeirante Sidney Brandão, que pôde usufruir das cadeiras anfíbias por quatro vezes. “Se puder, neste sábado vou tentar ir de novo. Achei o projeto muito interessante. Não tenho nem palavras pra descrever a ação. Com ele, deixamos de ser invisíveis para a sociedade. Na praia todos puderam ver a gente”, conta Brandão, que há 20 anos utiliza a cadeira de rodas. “Perdi o movimento do lado esquerdo do corpo depois de um AVC. Fazia 20 anos que eu não entrava no mar, é diferente ir à beiradinha e entrar mesmo. O projeto me permitiu sentir a força da onda. Os bombeiros foram muito bacanas com todos nós, não tornaram as coisas mecânicas, por isso pudemos aproveitar sem medo”, explica Sidney.

No evento que acontecerá neste sábado, coordenado pelo Grupo Ação Mais, Projeto Show de Bola, Prefeitura Municipal do Balneário Rincão, Cruz Vermelha, Arpoc, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de SC, Bombeiros Voluntários, a diversão estará em primeiro lugar. É isso que explica Tiago Marangoni, do Ação Mais. “Queremos evidenciar atividades na areia e na água mostrando à comunidade que qualquer um pode e deve ir à praia. Nossa função como voluntário é promover ações integradoras e por isso convidamos a todos para ir ao Balneário Rincão neste sábado”, pontua.

As atividades que acontecem das 9 horas ao meio-dia no Rincão são gratuitas. Elas serão feitas junto ao quiosque do Praia Acessível, ao lado da Plataforma Norte. A cadeira anfíbia que fica no Balneário Arroio do Silva estará no Rincão. Estão confirmados portadores de necessidades especiais de grupos como a Judecri, Adivisul e Vida Ativa. 

Colaboração: Jadson da Luz/Ápice Comunicação