Educação

Projeto será ampliado para toda rede municipal de ensino de Laguna

Foto: Geraldo Gê/Secom Laguna

Foto: Geraldo Gê/Secom Laguna

Professores e profissionais das escolas municipais de Laguna estão recebendo capacitação esta semana, para conhecer e aprender sobre o projeto Mente Inovadora. Desenvolvido desde o ano passado com algumas escolas da rede, o projeto está sendo ampliado este ano para todas as escolas do município, para turmas do pré escolar e ensino fundamental (anos iniciais).

A técnica consiste na utilização de jogos de tabuleiro para auxiliar os alunos na sociabilização e aprendizado.

De acordo com a técnica em educação, Jaqueline Policarpo, cerca de 900 alunos serão beneficiados com o projeto. “Os alunos participarão de olimpíada municipal com chances de competirem até na nacional e internacional”, contou.

Outras capacitações

A capacitação também está sendo oferecida aos professores de educação física. Além disso, as séries iniciais do ensino fundamental passarão a ter inglês, por isso os professores também estão recebendo capacitação esta semana.

Mente Inovadora

Os professores de algumas escolas já participaram de capacitação no ano passado. As escolas já receberam os kits de jogos.

O projeto Mente Inovadora é uma metodologia de vanguarda, em sintonia com as diretrizes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), já é utilizada na Europa, Israel, Estados Unidos, Coreia e em outros 16 países, somando mais de 2 milhões de estudantes em todo o mundo. Por meio de jogos de tabuleiro, escolhidos de acordo com a faixa etária, busca-se a socialização e o aprendizado mediado.

A utilização de jogos cria um ambiente propício para o desenvolvimento global da criança e do adolescente. A criança é auxiliada por um mediador que a introduz a esquemas de raciocínio pertinentes à experiência de aprendizagem em questão. O mediador e a criança conversam sobre o novo conhecimento derivado da experiência e como ele se relaciona às situações reais da vida escolar (transferência) e da própria vida pessoal.

Com mais de 14 anos investidos no planejamento das aulas, que acontecem semanalmente, a eficácia dessa metodologia já foi comprovada com estudos científicos das universidades de Yale (EUA) e North Umbria (Inglaterra). O aprendizado de princípios estratégicos, que orientam o raciocínio em situações de complexa escolha, melhora a performance nos jogos de pensar e nos testes de habilidade verbal e de matemática.

Segundo o secretário de Educação, Luis Fernando Schiefler Lopes, “há resultados imediatos, como a melhora no rendimento escolar, e também a médio e longo prazos, nos exames vestibulares e na preparação para o mercado de trabalho, que hoje exige competências voltadas para as habilidades e não apenas para os conteúdos”, declarou.