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Projeto transforma estudantes em contadores de história

O contar histórias proporciona aos ouvintes uma oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário e completar experiências. Ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo. Seguindo este conceito, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara iniciou nesta semana o projeto “Contação de histórias” na rede municipal de ensino.

A EMEF Maria Barcelos Puzinski, no Bairro Novo Caravaggio, foi à primeira instituição de ensino a receber o projeto. A professora Precedina Cabreira contou para os alunos do 1º ao 5º, do ensino fundamental, a história da Menina do Vestido Azul – uma recriação de conto popular que conta a história de uma menina que era muito estudiosa, porém costumava ir à escola sempre sujinha e com roupinhas rasgadas. A menina tinha um professor que, comovido com essa situação, junta dinheiro para comprar-lhe um lindo vestido azul. A partir da sensível melhora na aparência da criança, os pais, os vizinhos, e, por fim, a comunidade vai se conscientizando de que ações individuais e coletivas são capazes de tornar a vida um pouco melhor.

A história é repleta de momentos de interação com o público e regada de musicas que encantam as crianças. “Após a contação, instigamos os alunos para fazerem o mesmo, a se tornarem contadores de histórias. No momento é entregue um personagem inspirador (Lion, um leão) a uma criança que em casa se prepara, durante uma semana, para ser a nova contadora de histórias da escola”, explica a professora Contadora de História, Precedina.

Conforme a coordenadora Pedagógica de Arte, Lilian Rosana Philippi, uma vez por semana haverá esse momento de leitura e o aluno poderá trazer objetos que possam enriquecer sua história. Os materiais a serem utilizados serão: bolsa ou caixa com livros variados (infantis, gibis, clássicos de literatura infantil), ficha de instrução para os alunos e para os pais, personagem Lion, toalhinha de mesa e objetos para enriquecer a história, CD e aparelho de som. “Segundo o PCNs, a Contação de Histórias se insere como “Um projeto educativo compreendido com a democratização social e cultural atribuindo à escola função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos” (Brasil,PCN,1997)”, cita.

O secretário de Educação, Antônio de Mello, destaca a importância deste projeto. “Objetivamos criar a prática da contação de histórias na escola, estimulando o aluno a ler e interpretar histórias infantis. O contador de histórias trabalha a oralidade abrindo caminhos para que aprendamos a falar, escrever, ler e pensar melhor. Ele assume o papel de mediador que, a partir de um relato oral ou de um texto escrito; estabelece uma relação dialógica com o ouvinte, incitando a expressão e a intervenção pessoal; o resgate dos repertórios individuais e a troca de experiências, de forma a enriquecer o conteúdo. Ainda o entendimento da leitura e as possibilidades de interpretação”, enaltece Mello. 

As apresentações são feitas nas unidades escolares da rede municipal de ensino, das séries iniciais, um dia por semana e agendados pela Secretaria de Educação. A proposta é de que, com o projeto, em novembro seja realizado o I Festival de Contação de Histórias Infantis de Içara. O evento se tornará um ponto de encontro dos novos contadores mirins de histórias infantis.

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI

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