Trânsito

Projeto “Trânsito mais Seguro” tem início em Içara

Foto: arquivo empresa Koop

Foto: arquivo empresa Koop

Os mais de 100 estudantes da Escola Municipal Urbana Lúcia de Lucca terão uma aula diferenciada na manhã desta quinta-feira (22). Com a parceria do Núcleo de Transporte e Circulação (NTC); Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e Koop Tecnologia, será dado início ao projeto “Trânsito mais Seguro” a ser ampliado, posteriormente, a outras unidades municipais de ensino. O evento está marcado para as 9h.

Serão repassadas lições de segurança e cidadania no trânsito com palestra e a confecção de trabalhos. O objetivo é educar os futuros motoristas para um trânsito mais seguro. Participam da ação crianças de seis a 11 anos. “Com a parceria da Polícia Militar de Içara e entidades sociais trabalhamos o tema no ano passado, na semana do trânsito. Foram visitadas escolas e realizado blitzes educativas. Este ano abordamos mais cedo o assunto, contando com a parceria da koop”, destaca o diretor do NTC, Joaci Domingos.

Para a diretora da escola, Suzana Martinhago Cardoso, o projeto amplia o conhecimento dos alunos ao assunto. “Abordamos o tema na Semana do Trânsito, em setembro. Este projeto só vem a acrescentar ainda mais. As crianças levam a informação aos adultos trabalhando a conscientização e responsabilidade no trânsito”, avalia Suzana.

O Município receberá ainda o kit “Escolinha de Trânsito Móvel da Koop” que será utilizado pelas escolas municipais para trabalharem o tema com as crianças em um ambiente lúdico, caracterizada com situações pertinentes ao convívio no trânsito e as principais dificuldades enfrentadas pelo pedestre, ciclista e passageiro. Nos moldes dos equipamentos feitos no complexo industrial da empresa em Vera Cruz (RS), o projeto conta com miniaturas de semáforo e lombada de material leve e são alimentadas por bateria integrada.

Em Içara a Koop é a empresa licitada, responsável pelas lombadas eletrônicas e semáforos. Conforme a pedagoga da empresa, Semia Marques, o projeto se estende em 100 municípios do país e na Angola. “O projeto objetiva a preocupação com a educação e não somente com a fiscalização. Educação para um trânsito mais seguro, trabalhando com as futuras gerações”, explica a pedagoga da empresa e do projeto.

Colaboração: Francis Leny