Geral

Projetos de mobilidade urbana são apresentados em Tubarão

Foto: Divulgação/Jornal Notisul

Foto: Divulgação/Jornal Notisul

Um dos principais problemas em Tubarão sempre foi a mobilidade urbana. O número de veículos no trânsito aumenta a cada ano. Nos horários considerados de picos (ao meio-dia, por volta das 13h30min, entre às 17h30min e 19 horas), os motoristas dividem espaços apertados nas ruas com motociclistas e pedestres o que, muitas vezes, ocasionam atrasos e graves acidentes – e a situação piora com chuva.
 
E um dos objetivos dos responsáveis pela secretaria de urbanismo da prefeitura é realizar algumas mudanças para remodelar as principais vias de acesso à cidade (avenidas Patrício Lima e Padre Geraldo Spettmann). Por isso, dois grandes projetos estão em fase de desenvolvimento e devem ser colocados em prática ainda neste primeiro semestre. “Dependemos da liberação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Estamos empolgados para o início das obras. O quanto antes, melhor, já que é ano eleitoral. Devemos ir a Brasília na próxima semana para tratar sobre o assunto”, informa o secretário de governo, Matheus Madeira. Os projetos são desenvolvidos pelos integrantes da secretaria de urbanismo, comandada por Vânio de Freitas Júnior. A avenida Patrício Lima terá somente o fluxo de saída e forma com a rua Roberto Zumblick um só sentido. Já a avenida Padre Geraldo Spettmann terá fluxo de entrada, formando sentido único com a rua Coronel Cabral.
 
De acordo com o jornal Notisul, as vias perpendiculares com as avenidas serão de mão única. Alternando somente o sentido entre si. “Os projetos não terão desapropriações, somente algumas adaptações. Assim que os trabalhos sejam finalizados, prevemos o melhor escoamento do fluxo de trânsito na cidade”, planeja Matheus.
 
Como funcionará

A avenida Patrício Lima terá 19 metros de largura e contará com calçadas com padrões de acessibilidade, ciclovias em asfalto, canteiro lateral com arborização e via asfaltada com três pistas de rolamento.
A avenida Padre Geraldo Spettmann também contará com os mesmos requisitos, porém, terá 21 metros de largura.
 
 Trânsito fluirá melhor

Segundo o prefeito Olavio Falchetti (PT), os novos projetos de mobilidade urbana possibilitarão maior locomoção dos condutores e amenizará um dos grandes problemas na Cidade Azul. “O sentido binário mudará sensivelmente o trânsito na cidade. A nossa única intenção é poder proporcionar maior poder de locomoção às pessoas”, resume Olavio.  
O projeto desenvolvido para as avenidas Patrício Lima e Padre Geraldo Spettmann já está previsto desde o início da duplicação da BR-101 (onde possuem rótulas na entrada e saída de Tubarão) e deve ser colocado em prática nos próximos meses. “Um dos pontos positivos, que acredito ser de extrema relevância, está relacionado aos acessos. O trânsito terá um fluxo mais rápido e contínuo, o transporte público será aprimorado, pois quem entra na cidade vai em direção à ponte”, informa o secretário de governo de Tubarão, Matheus Madeira.