Geral

Prometendo um grande evento, Festival da Cachaça será realizado em Criciúma

Os amantes de cachaça de qualidade devem se preparar. Em novembro Criciúma sediará o 1º Festival Cultural da Cachaça – Cores e Sabores do Brasil, evento pioneiro direcionado à promoção da bebida produzida artesanalmente no sul do país. Trazendo novidades e apresentando grande estrutura e organização à proposta, o lançamento do festival aconteceu na noite da última quinta-feira (28), na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Reunindo 40 expositores e oferecendo 110 estandes, o evento acontecerá entre os dias 10 e 13 de novembro no Centro de Eventos José Ijair Conti.

O Festival está será promovido e organizado pela Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente de Qualidade (ACAPAAQ). De acordo com o presidente da associação, Leandro Melo Silveira, o recinto contará com nove espaços diferentes para o público, onde o principal seria a exposição com os alambiques de cachaça. Mas, além disso, o festival reunirá shows e apresentações artísticas, artesanato, cenografia da produção artesanal, exposição de carros antigos e espaço para palestras, concursos e seminários.

Ao todo, serão 10 mil m² explorados em uma feira feita unicamente para prestigiar a cachaça, como uma bebida de excelência. “Esse evento tem um apelo econômico e já inicia grande, por ser algo pioneiro e inovador. O objetivo é promover a nossa cachaça, de Santa Catariana. Somente em nossa região são mais de 67 produtores, enquanto em Santa Catarina chega são 1.200”.

Comidas e bares

A praça de alimentação e as opções de bares serão um grande investimento do evento. No espaço “Sabores” estarão reunidos 20 Food Trucks e dois restaurantes que comercializarão alimentos que harmonizam com a cachaça. Além disso, o público poderá encontrar outras opções como o “Bar na Alturas”, o “Ice Bar” e botecos. Além da comercialização e divulgação da bebida, o festival visa a integração dos produtores artesanais da região e também do estado.

“Queremos também que os produtores também façam parte desse evento, que seja algo festivo”, afirma. A ACAPAAQ também tem promovido a campanha “Bebo cachaça, não pinga”, com o objetivo de elevar a bebida ao reconhecimento da qualidade e excelência, como já é enxergada principalmente fora do Brasil. A segunda edição do evento já está pré-agendada para o próximo ano. A 2ª edição do Festival da Cachaça deverá acontecer no parque temático Beto Carrero World, entre os dias 10 e 13 de agosto de 2017.

Lei de desenvolvimento

Como um produto tipicamente brasileiro, com mais de 500 anos, o objetivo é expandir a comercialização da cachaça catarinense para todo o mercado brasileiro. Para esse momento, o setor encontra boas notícias. Na sexta-feira passada, 22, o governador do Estado Raimundo Colombo sancionou a Lei do Micro Produtor Rural, que isentará os produtores de cachaça ao pagamento de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A nova legislação deverá entrar em vigor dentro de 60 dias.

Com informações do site Clicatribuna

[soliloquy id=”187288″]