Geral

Proprietários de vans escolares devem se regularizar junto à ASTC

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os proprietários de vans de Criciúma que transportam alunos das redes estadual, municipal e particulares, devem regularizar a sua situação ou renovar a licença para poderem circular no ano de 2014. Até a manhã desta terça-feira (11), apenas 34 motoristas compareceram à sede da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC) e estão em dia com as suas obrigações. Ao todo são 106 veículos cadastrados no órgão para prestar este tipo de serviço.

O gerente de trânsito da ASTC, Thiago Xavier Fagundes, manifesta a preocupação com o fato. “Além de não estar com as licenças em dia, este veículo pode apresentar algum problema, colocando em risco os usuários. Por isso, é importante os motoristas se prevenirem e estar em dia com as leis de trânsito”, destaca.

O condutor que não estiver com a licença de tráfego vai correr o risco de ter o veículo retido. Este documento tem sempre que estar dentro do veículo, junto ao crachá de identificação do motorista.  A multa para quem não estiver dentro das leis estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT) é no valor de R$ 85,00 reais com a perda de quatro pontos na carteira de habilitação. 

Fagundes ainda alerta para que não sejam utilizados os meios de transportes não regulamentados.Uma van ou micro-ônibus escolar obrigatoriamente têm que constar sinalizações com a palavra “escolar” nas laterais e na traseira e informações da lotação máxima permitida ao veículo. “Os pais devem ficar atentos a quem contrata para levar o filho para o colégio”, destaca Fagundes.

Algumas regras os motoristas das vans escolares devem seguir para não serem multados.  Entre elas, os alunos deverão ser transportados exclusivamente sentados em banco de passageiros, sendo vedado o seu transporte no banco dianteiro, exceto maiores de 10 anos; Não efetuar o transporte de passageiros em pé; Somente poderão ser utilizados nos serviçoes de Transporte Escolar os veículos cadastrados na ASTC e apresentar o veículo em perfeitas condições de conforto, segurança e higiene.

Colaboração: Lucas Sabino/Decom PMC