Geral

Proteções de concreto são instaladas

Estas estruturas servem de proteção e sinalização aos usuários da rodovia

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) instalou cerca de 130 quilômetros de proteções de concreto para divisão de pistas duplicadas na BR-101 Sul catarinense. As divisórias, conhecidas como “New Jersey” servem de sinalização e proteção aos usuários da rodovia federal. O projeto de expansão do fluxo da rodovia federal prevê a construção de 134 quilômetros desse tipo de proteção, entre os municípios de Palhoça a Passo de Torres, divisa com o estado do Rio Grande do Sul. Do total, 97% estão concluídos, restando trechos pontuais nos lotes 25 e 29.

Nos demais trechos onde não há proteções de concreto, a BR-101 Sul foi dividida por canteiro central, espaço entre as pistas duplicadas com talude de aterro e sarjetas no centro. No lote 28, entre Içara a Araranguá, as pistas são divididas por defensas metálicas, sendo o trecho urbano do bairro Quarta Linha, em Criciúma na travessia de Maracajá, os únicos trechos com New Jersey instalada, perfazendo pouco mais de cinco quilômetros.

Ainda restam quatro quilômetros de proteções a serem construídas em toda a extensão de obras para duplicação. Eles estão alocados principalmente nos lotes 25 (Laguna a Capivari de Baixo) e 29 (Araranguá a Sombrio), onde há trabalhos remanescentes em execução. Toda a extensão das defensas de concreto recebem a instalação de elementos refletivos para visualização noturno ou em condições climática adversas, indicando a aproximação do bordo.

As proteções de concreto New Jersey fazem parte do lote de sinalização definitiva da BR-101 Sul duplicada, assim como a sinalização vertical (placas, painéis e pórticos) e horizontal (faixas de eixo centra, bordos e zebrados). A estrutura isola os fluxos de tráfego, evitando invasão de pista contrária, orientando a movimentação de veículos.

As estruturas – As barreiras “New Jersey” são construídas somente nos trechos duplicados e onde não há separação das pistas por canteiros de vegetação rasteira. Todos os lotes da duplicação receberam proteções desse tipo. As defensas possuem 80 cm de altura, com até 40 cm de base, com construção totalmente automatizada. O concreto é moldado por um equipamento mecânico que dá forma à barreira, enquanto outros funcionários fazem os acabamentos estéticos no muro. O tempo máximo para secagem do concreto é inferior a 20 horas.

Atenção redobrada ao trafegar pela BR-101 Sul nos trechos onde serão realizados os trabalhos remanescentes de instalação das barreiras de proteção. A Polícia Rodoviária Federal de Tubarão pede o máximo de atenção para os usuários que trafegam pelo local. Os trechos em obras serão sinalizado e identificado, sendo fácil a visualização pelos motoristas. É preciso atentar também, para obras remanescentes nos lotes 25 e 29, em fase de conclusão.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC