Cultura

Público lota Teatro Elias Angeloni na 4ª edição do Festival Dia Internacional da Dança

A arte da dança tomou conta do Teatro Elias Angeloni na noite desse sábado (2) e encantou o público que compareceu ao local para prestigiar o 4º Festival Dia Internacional da Dança, promovido pela Multiplicando Talentos. Mais de mil pessoas prestigiaram o evento que contou com a participação de aproximadamente 300 bailarinos – num total de 25 apresentações.

Antes das apresentações de dança, por meio do especial "Recortes de uma vida em palco" o público pode conhecer a trajetória de 10 anos do Mult Style. Foram exibidos depoimentos marcantes de atuais e ex-bailarinos, pais e profissionais que, de alguma forma, se envolveram com o grupo de danças da Multiplicando Talentos. Intercalado as falas apresentadas no audiovisual, o grupo dançou as coreografias que marcaram esta década.

"Uma década de Mult Style. Período este de conquistas, quebra de obstáculo e muita união do grupo. Tentamos mostrar no audiovisual e nas apresentações um pouco da história do grupo e dos dançarinos. Durante estes 10 anos construímos uma família", destaca a dançarina e coreógrafa, Paula Gregório Gonçalves.

Rita de Cassia Vieira Merencio, de Araranguá, saiu encantada com os talentos que subiram ao palco.  "É um evento super importante que deviria ocorrer mais vezes durante o ano. Observamos em nossa região que faltam espetáculos como este. Há pouco incentivo dos governos municipais na cultura – arte e dança. É a terceira vez que prestigio o festival e todos os anos supera minhas expectativas", elogiou.

Para os bailarinos o evento significou uma oportunidade maior de mostrar suas habilidades na dança. "Sou bailarina do Expressart Grupo de Dança, de Laguna. É a terceira vez que nos apresentamos aqui. Poucas cidades da região oferecem este espaço, com uma estrutura como esta para nos apresentarmos. Em Laguna não há eventos assim”, expressa a bailarina Valéria Baldoino, 24 anos. “Para nós o Festival é uma oportunidade de não somente mostrarmos nosso talento, mas levar a palavra de Deus às pessoas e que elas sejam tocadas por meio da dança. Dunamai – nome do nosso grupo – significa Deus poderoso”, diz a bailarina Larissa Rufino, 15 anos.

O presidente da Mult, Eduardo Milioli, avalia positivamente a 4ª edição do festival. "Mais uma edição com o teatro lotado. Isso demonstra o sucesso e a consolidação do Festival Dia Internacional da Dança como um dos maiores promovidos na região”, conclui.

O coordenador de eventos da Mult, Maxwell Sander Flor, também confirma o sucesso. “Nesta edição do Festival foram dois dias de evento. Iniciamos na sexta-feira com as oficinas; demos continuidade com as aulas no sábado e encerramos com as apresentações de dança. Mais uma edição marcante, que misturou a arte da dança em diversos gêneros, como o Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares", cita.

O evento foi promovido pela Multiplicando Talentos, com o apoio neste ano do Fundo Municipal de Criciúma/Fundação Cultural; Giassi Supermercados; ASDC e Ponto de Cultura.

Colaboração: Francis Leny

[soliloquy id=”123183″]