Esporte

Quadra coberta em escola de Maracajá será inaugurada nesta quarta

Foto: Itaionara Recco

Foto: Itaionara Recco

A comunidade de Espigão Grande, em Maracajá, recebe oficialmente, nesta quarta-feira (6), às 19h, a quadra poliesportiva coberta "Hercílio José de Souza".  A obra vai beneficiar cerca de 300 alunos da E.E.B.M. Eulália Oliveira de Bem, que já podem contar com o novo espaço para as atividades esportivas e eventos. A inauguração contará com a presença de autoridades e terá apresentação de dança dos alunos e abertura dos jogos inter salas.  O recurso total para a obra é de cerca de R$ 550 mil, em parceria com o governo federal.

Segundo o prefeito Wagner da Rosa, o novo espaço servirá para o desenvolvimento de habilidades, incentivo à integração e ao convívio social por meio de práticas desportivas, pedagógicas e culturais e além disso, a quadra era uma reivindicação de anos da unidade educacional. “Este espaço representa o anseio dos alunos e de todos que fazem parte desta escola e que ao longo do tempo buscaram um espaço de referência para a aprendizagem e o lazer”, lembrou o prefeito.

O nome dado à quadra será uma homenagem ao um membro ativo da comunidade, seu Hercílio. Desde a época em que Espigão Grande era vinculado ao Encruzo, Hercílio sempre exerceu papel de liderança, participando de inúmeras conquistas na comunidade, como a construção do salão e da igreja católica. Também foi um dos sócios-fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maracajá, lutando ao lado da respectiva classe na reivindicação de seus direitos.

Já na quinta (7), serão inauguradas a pavimentação, drenagem e calçada nas ruas José Antônio Farias, Lindorvina Margarida Feliciano, Pedro Teixeira e José Marques. As pavimentações foram executadas com recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) e  irão promover a qualidade de vida dos moradores e melhorar as condições de tráfego nas vias. Já a drenagem pluvial vai evitar o acúmulo de água, favorecendo o escoamento.

As inaugurações fazem parte da programação de 48 anos da cidade.

Sessão solene da Câmara de Vereadores

Nesta terça-feira (5), às 19h, será marcada pela realização de uma sessão solene em homenagem às famílias envolvidas no processo de emancipação de Maracajá. O ato vai acontecer no Centro de Convivência da Terceira Idade e receberão o Título de  Ordem do Mérito Maracajaense oito homenageados.

Para chegar nos nomes dos homenageados, a comissão organizadora da festa pesquisou em livros da história do município. Consta no livro de Agilmar Machado (2000), que em maio de 1967, Maracajá adquire emancipação e participaram do processo de fundação do município os senhores: Frei Euzébio Ferreto Chaves, Antônio Rocha, José Tomaz da Silveira, Mario Carradore, José Jovelino Costa, Luiz Medeiros e Astir Demétrio da Rocha

Colaboração: Itaionara Recco