Segurança

Quartéis dos bombeiros podem ser fechados

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar na região podem ter operações suspensas por conta da falta de efetivo. Trabalhando com a metade do número necessário de soldados, o comando do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, de Tubarão, já estuda o fechamento parcial de algumas bases de operação.

“Estamos com um problema grave de falta de pessoal e já estamos estudando a possibilidade de fechar alguns quartéis durante à noite. Nesses casos, o quartel das cidades vizinhas que faria o atendimento”, declarou ontem o comandante do 8º Batalhão, o tenente-coronel Marcos Aurélio Barcelos.

Segundo Barcelos, já há uma relação das cidades onde pode haver a suspensão dos trabalhos noturnos e, caso o efetivo continue a diminuir, o fechamento total não está descartado. “Está complicado até mesmo para fazer os atendimentos normais. Temos feito revezamento de viaturas e há muitos bombeiros acumulando funções”, disse o tenente-coronel.

O 8º Batalhão atende 21 cidades, a maioria delas na região da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel). O efetivo atual conta com 170 bombeiros. Porém, de acordo com o comandante do batalhão, seria necessário, no mínimo, o dobro de profissionais “para que as operações voltassem à normalidade”.

Responsável pela contratação de novos soldados, a Secretaria de Estado de Segurança Pública declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que todos os bombeiros que aguardavam chamada foram convocados no ano passado. 

Ainda conforme a assessoria de imprensa da secretaria, a realização de novo concurso público “depende da disponibilidade financeira para não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Aeroporto de Jaguaruna também pode ser afetado

Ainda de acordo com o tenente-coronel Marcos Aurélio Barcelos, o problema com o efetivo do Corpo de Bombeiros pode prejudicar as operações do Aeroporto Regional de Jaguaruna.
Segundo Barcelos, cabe ao Corpo de Bombeiros fazer a segurança do local. Porém, o fornecimento do número adequado de soldados para os trabalhos está prejudicado.

A Diretoria de Transportes do governo do Estado declarou não ter ciência desse problema e afirmou que a responsabilidade de fornecer o número de soldados adequado para a segurança no local é do Corpo de Bombeiros.

Comando geral confirma possibilidade

A assessoria do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina, coronel Onir Mocellin, confirmou a possibilidade de suspensão de atendimentos em quartéis de algumas cidades da região durante à noite. 

Conforme a assessoria, um estudo de viabilidade está sendo elaborado e deve ficar pronto na semana que vem. A mudança aconteceria em cidades onde há registro de poucas ocorrências no período noturno. O efetivo delas seria realocado para atender cidades vizinhas, onde há mais atendimentos.

O fechamento total de quartéis não está em estudo, divulgou também a assessoria.

A respeito do Aeroporto Regional de Jaguaruna, o comando geral declarou que as operações continuarão normalmente, sem prejuízos.

Com informações do Jornal Diário do Sul