Geral

Quase 20 quilômetros de extensão das obras de esgotamento sanitário já foram realizadas

Foto: Daniela Savi

Foto: Daniela Savi

A previsão é de 12 meses para concluir a parte da rede coletora das obras de esgotamento sanitário da Grande Próspera, para depois iniciar os trabalhos da estação, que serão de responsabilidade da empresa Itajuí. Quase 20 quilômetros já foram executados. Pelo menos esta foi a informação repassada na tarde de ontem (2) para os parlamentares de Criciúma em encontro com integrantes da Casan, Itajuí, prefeitura e Iguatemi. A reunião ocorreu no canteiro de obras da empresa Itajuí.

O superintendente da Casan, Vilmar Bonetti, destacou que os trabalhos estão bem adiantados e está se ampliando o número de equipes. “Assim que terminarmos os trabalhos da rede de coleta, a Itajuí vai iniciar os trabalhos da estação. Temos uma equipe de repavimentação e depois vamos ter uma equipe de manutenção”, explicou. A repavimentação também foi discutida no encontro, que durou cerca de uma hora. “Não vamos aceitar má pavimentação. Se houver problema vai ter que ser refeito”, reforçou Bonetti. A repavimentação é de responsabilidade da empresa Itajuí.

O secretário de Obras, André de Lucca, salientou que a obra como um todo está sendo bem feia, e melhor ainda do que a primeira etapa. “Esperamos cumprir dentro do prazo”. Nesta etapa são 90 quilômetros de rede e vai passar pelos bairros Próspera, Jardim Maristela, Ceará, Argentina, Brasília, Vila Rica, Imigrantes, São Cristóvão e uma parte do bairro Nossa Senhora da Salete, beneficiando em torno de 24 mil habitantes.

Os engenheiros ainda afirmaram que, com as duas etapas, 45% da população da cidade estará beneficiada, ou seja, acima da média nacional, que é de 37%.

Segundo o presidente da Comissão de Obras, vereador Tita Beloli (PMDB), a reunião foi muito importante, pois esclareceu muitas dúvidas. “Nossa missão é fiscalizar e estar atento a tudo o que ocorre. Vamos realizar reuniões sempre que acharmos necessário. O investimento é alto, em torno de R$ 60 milhões, e nossa parte é fiscalizar”, disse.

A presidente da Câmara de Criciúma, vereadora Tati Teixeira (PSD), reforçou o papel do edil. “Além da execução da obra, o importante é mostrar o impacto que ela vai causar para deixar a população alertada”, mencionou a vereadora.

Participaram da reunião, os vereadores membros da Comissão, Camila do Nascimento (PSD), Paulo Ferrarezi (PMDB), Daniel Freitas (PP), além dos parlamentares Moacir Dajori (PSDB) e Antonio Giuliani, o Toninho da Saúde (PMDB). Ao final, os integrantes da reunião visitaram algumas ruas que estão em obras.

Colaboração: Daniela Savi