Geral

Quatro pontos impróprios para banho são registrados na região

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

No décimo primeiro relatório de balneabilidade realizado pela Fundação do Meio Ambiente – Fatma na temporada deste verão, quatro pontos na região aparecem impróprios para banho. Em Laguna, continuam negativos pela terceira vez consecutiva a Lagoa de Cabeçuda, a praia do Gi e a Prainha do Farol. A novidade é o Canal do Camacho, em Jaguaruna, no ponto próximo à ponte, que desde 2009 era considerado positivo.

Garopaba, praia da Ferrugem e do Siriú, que estavam impróprias na semana passada, voltaram a estar positivas para os banhistas. Um total de 76 praias estão impróprias para o banho no litoral de Santa Catarina, uma a menos que no relatório anterior.

Das 27 cidades que tiveram amostras coletadas, em 199 praias, apenas duas da região apresentaram todos os pontos aprovados, Imbituba e Garopaba, com 100% dos locais considerados próprios.

A pesquisa de balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela Fatma desde 1976, e segue as normas da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. Conforme o site Notisul, ele começa com a coleta de amostras da água do mar em 199 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense.

A Fatma seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, e concentra as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de abril a outubro e semanalmente de novembro a março – o pico da temporada de verão.