Geral

Quem escreve nos cartazes dos supermercados

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No estacionamento, na fachada ou no interior das lojas. Os cartazes sempre marcam presença. Nos supermercados, por exemplo, durante as compras dificilmente o consumidor vai sair da loja sem notar alguns deles. Com uma caligrafia impecável, eles são um estímulo às compras e informam os clientes de maneira rápida e eficiente. Mas você sabe quem são os criadores desses cartazes?

No Giassi Supermercados cada unidade da rede possui um profissional, que ocupa a função de cartazista. Na loja de Criciúma, no bairro Santa Bárbara, os modelos são criados pelo colaborador Vânio de Araújo Mafei, de 39 anos, para ele é preciso mais do que técnica na confecção dos modelos. “Além da técnica é preciso ter o dom, eu descobri o meu aos oito anos de idade”, conta. Sobre o fato de se interessar pelo processo ainda criança ele brinca. “Eu já nasci com um pouco de arte na veia”.

Porém, nem tudo se resume ao trabalho de escrita. Vânio também procura estabelecer um padrão visual nas gôndolas, faz a manutenção de cartazes, cria modelos diferentes para cada período e controla outros meios de comunicação interna como rádio e TV. “É preciso estar sempre atento, criando um ambiente agradável aos clientes e ao mesmo tempo informativo”, ressalta.

Vânio conta ainda que a curiosidade das pessoas sobre os cartazes é grande. “Muita gente pergunta como cartazes são feitos, algumas pessoas acham que eles são impressos ou que existe formas das letras para ajudar, quando na verdade o trabalho é manual”. Sobre a técnica ele revela. “O principal é deixar o braço solto, curvar um pouco o cartaz e medir a distância dos espaços para que a informação fique clara”.

Colaboração: Tiago Clezar