Geral

Rações mais baratas serão desenvolvidas pela Udesc em Laguna

Profissionais do Laboratório de Engenharia de Pesca do campus da Universidade Estadual farão experimentos a partir de setembro.

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

O curso de Engenharia de Pesca do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, começou a fazer testes preliminares para desenvolver dietas mais baratas e ecológicas para tilápias (Oreochromis niloticus) e camarões marinhos (Litopenaeus vannamei), duas das principais espécies aquáticas cultivadas no Brasil.

“Iniciaremos outra série de experimentos em setembro, em sistemas ecológicos chamados de bioflocos, para testar diferentes formulações de rações para tilápias e camarões com o objetivo de baratear o custo delas”, afirma o coordenador da pesquisa e do Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos (Lanoa), da Udesc Laguna, professor Maurício Emerenciano.

Conforme informações do jornal Notisul, no sistema de cultivo de bioflocos, uma série de micro-organismos serve de alimento natural e reduzem a necessidade de nutrientes oriundos de ingredientes convencionais, como a farinha de peixe e o farelo de soja. “As rações atuais têm cerca de 20% de farinha de peixe nas suas formulações. Testaremos rações com percentuais reduzidos”, diz Emerenciano. Segundo o docente, os preços dos ingredientes estão aumentando ano após ano.