Geral

Raio cai em comunidade de São Ludgero e assusta famílias

A intensidade de uma descarga elétrica causada por um raio, com a luz seguida do som, provocando um estrondo muito forte, assustou inúmeras famílias sãoludgerenses, há mais de 6 quilômetros de distância. O fato foi registrado a 1h14min da madrugada de quinta-feira (8), na propriedade de Matias Weber, na comunidade de Bom Retiro. Felizmente, o fenômeno natural não vitimou nenhuma pessoa ou animal ou acarretou um incêndio.

Até o momento, o que pode ser explicado sobre o ocorrido é que um raio com muita intensidade fez um círculo entre um pé de ipê e o muro de contenção de um açude, localizado no lado da residência e de galpões da propriedade. As raízes da árvore foram descascadas. De um lado do círculo, forte rasgo foi feito na pastagem e, do outro lado, pedras de sabão, além de espedaçadas, foram lançadas há mais de 40 metros, atingindo o telhado de um galpão e da residência, chegando até a estrada geral.

Além disso, o cenário aponta que a corrente elétrica, através da água, atingiu a ilha murada por pedras, localizada bem no centro do açude, arremessando-as há vários metros. O motor do aerador existente no lago foi destruído e a energia seguiu pela rede de transmissão, estourando duas chaves gerais.

Timóteo Weber, filho de Matias Weber, conta que ao chegar, às 6 horas da manhã, na propriedade, rapidamente, concluiu que se tratava de um raio. “Eu e meu pai já vimos cair um raio há uns 200 metros da residência atingindo dois eucaliptos, mas nada comparado a esse”. Já Matias Weber esclarece que a região do Bom Retiro, ao longo dos anos, vem sendo atingida por raios.

“As pessoas mais antigas já contavam histórias de trovoadas e raios. Sinceramente, gostaria de uma explicação científica mais aprofundada para entender o que aconteceu”, ressalta. Chegou-se ao horário do ocorrido pelo fato de várias pessoas da comunidade e famílias residentes no perímetro urbano da cidade terem acordado assustadas com o estrondo e descrito de forma similar com as mesmas características o que ouviram.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

[soliloquy id=”151251″]