Clima

Rajadas de vento derrubam relógio de rua e galhos de árvores

Foto: Denis Luciano/Rádio Eldorado/Engeplus

Foto: Denis Luciano/Rádio Eldorado/Engeplus

O vento da noite dessa quarta-feira que se estendeu pela madrugada desta quinta-feira provocou a queda de galhos sobre vias públicas, em Criciúma. No entanto, a Defesa Civil não foi acionada por nenhum morador da cidade por conta das consequências do vento, conforme a coordenadora, Ângela Mello. “Além dos galhos que caíram em alguns pontos da região central do município, registramos a queda de tapumes de quatro construções também na região central. No mais, não temos nenhuma outra informação em relação ao vento, que começou no fim dessa quarta-feira, diminuiu de intensidade e retornou por volta das 2 horas desta quinta-feira”, frisa Ângela.

De acordo com o site Engeplus, conforme o registro do jornalista da Rádio Eldorado, Denis Luciano, uma placa indicativa de nome de rua na Almirante Barroso, equina com a rua Tuiuti, no bairro Comerciário, ficou parcialmente caída. Já o relógio de rua na Pedro Rodrigues Lopes, esquina com a rua Defendi Casagrande, também no bairro Comerciário, em frente ao City Clube (apenas referência) caiu no chão.

O vento, de acordo com o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, alcançou os 54 Km/h por volta das 23 horas em Criciúma. “Já no farol de Santa Marta, em Laguna, a velocidade do vento foi de 96 Km/h, o maior registro da região Sul”. Nesta quinta-feira, o vento ameniza e passa de Norte para o Sudoeste, conhecido como Minuano. “Esse vento vai trazer o frio para a região. Os termômetros começam a despencar nesta quinta-feira, sendo que neste fim de semana as temperaturas oscilam entre 4°C e 8°C no amanhecer”, antecipa.
 
O vento Sudoeste começa com pouca intensidade no início dessa tarde e se intensifica com o passar das horas. “Este mesmo vento favorece o aparecimento das tainhas no litoral, mas também deixa o mar agitado, ou seja, não é indicado a pesca com embarcações pequenas”, aconselha. Nesta quarta-feira, foram registrados 25 milímetros de chuva na região. Nas próximas horas, não há previsão de precipitação considerável.