Geral

RBS TV comemora 35 anos em Santa Catarina

Dia 1º de maio marca também o início da atuação do Grupo RBS no Estado

Denise Félix, Helton Luiz e Graziane Ubiali (Foto: RBS TV)

Denise Félix, Helton Luiz e Graziane Ubiali (Foto: RBS TV)

No primeiro dia do mês de maio de 1979, o fundador do Grupo RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, anunciava diretamente do estúdio de Florianópolis, em transmissão ao vivo pelo canal 12, o lançamento da TV Catarinense. Hoje, 35 anos depois, a RBS TV comemora a data com outras cinco emissoras no Estado – nas regiões de Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó e Centro-Oeste – e oferece sinal digital a 25 cidades de Santa Catarina, que completam a atuação multiplataforma da afiliada da Rede Globo.

"Renovamos neste aniversário o compromisso firmado em 1979 por Maurício Sirotsky Sobrinho de servir nossa comunidade, visando o desenvolvimento e o bem-estar da família catarinense.Em cores, digital e em alta definição, queremos continuar sendo um instrumento de aproximação, união e agregação" ressalta o diretor-geral da RBS TV em Santa Catarina, Mário Neves.

A chegada da emissora de televisão ao Estado marca também o início das operações do Grupo RBS em Santa Catarina. Ao longo de 35 anos, o grupo de comunicação conquistou o acolhimento do público catarinense, como comprova a liderança de audiência de seus veículos. A empresa cresceu e atualmente tem em seu portfólio uma rede de quatro jornais (Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina, Hora de Santa Catarina), o suplementoO Sol Diário, seis emissoras da RBS TV, oito de rádios (cinco Atlântida, CBN Diário e duasItapema) uma TV comunitária (TVCOM), três portais de notícia (clicRBS, G1 SC eGloboesporte.com), uma plataforma de classificados digitais (Pense), um negócio de logística (Vialog), outro de eventos (Engage) e uma fundação (Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho). O que começou como um canal de televisão se transformou em um grupo de comunicação multimídia.

"É um privilégio estar em Santa Catarina, uma escolha muito positiva: é um dos estados que mais crescem, com indústrias de ponta e com grande capacidade de investimento, polos econômicos relevantes e uma das melhores qualidades de vida do país. Desde o início, investimos na construção de compromisso com o Estado, evidenciado pelos profissionais que estão e passaram por aqui" destaca o Presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.

35 anos em pauta

Em comemoração aos aniversários, os veículos do Grupo RBS preparam conteúdos especiais para esta quinta-feira (1°). Telespectadores da RBS TV poderão conferir noJornal do Almoço o lançamento de uma nova campanha, gravada com artistas da Rede Globo que relembrarão as principais coberturas jornalísticas que marcaram a trajetória da afiliada catarinense. Os vídeos começam a ser exibidos na programação da RBS TV a partir deste dia, bem como a nova vinheta da emissora, em alusão aos 35 anos. No RBS Notícias, o público assistirá a uma reportagem especial sobre os fatos marcantes da emissora no Estado, que serão relembrados também no Estúdio Santa Catarina de domingo (4).

O Diário Catarinense publicará uma reportagem especial com a linha do tempo do Grupo RBS em Santa Catarina, contextualizando a atuação da empresa em seus mais diversos negócios. Durante toda esta semana o DC tem publicado depoimentos de comunicadores da RBS TV e Rede Globo. O conteúdo também será veiculado no AN, Santa, Hora e Osoldiario.com.br.

A rádio CBN Diário vai transmitir ao vivo uma entrevista com o Presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, que será feita pelo apresentador Mário Motta no programa Notícia na Manhã. Já a Atlântida e a Itapema farão homenagens ao Grupo com toques ao vivo ao longo da programação e com posts nas redes sociais.

A gente faz com você

Data em que se comemora o Dia Internacional do Trabalhado, o Grupo RBS inaugurava no Estado uma televisão com foco no catarinense, pilotada então por 104 profissionais que ocuparam os novos postos de trabalhos ofertados pela emissora. Atualmente a RBS TV conta com o talento de cerca de 600 profissionais em Santa Catarina que colocam no ar uma programação local de aproximadamente 20 horas semanais.

A grade local da emissora conta com um leque de produções jornalísticas e de entretenimento. Logo pela manhã, às 6h30, a emissora exibe o telejornal Bom Dia Santa Catarina. Ao meio-dia entra no ar o Jornal do Almoço. Em seguida, a equipe apresenta o Globo Esporte. Após a novela das 18h da Rede Globo, é transmitido o RBS Notícias. Nos sábados, a RBS TV apresenta as atrações Vida & Saúde, RBS Esportes e Patrola. Nos domingos, Galpão Crioulo, Campo e Lavourae Estúdio Santa Catarina encerram a programação local.

Colaboração: Núcleo RBS de Divulgação