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Rebaixo de pistas chega a 70 metros, no túnel do Morro do Formigão

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Depois de ligar as frentes de obras e unir a galeria do túnel no Morro do Formigão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através dos trabalhos realizados pelo consórcio das empresas JDantas e Novatecna, avança no rebaixo da pista. Além dos oito metros já escavados, será necessária a retirada de aproximadamente 3,8 metros da base, para compor toda a passagem. O empreendimento faz parte da segunda etapa de obras para expansão do fluxo de veículos na BR-101 Sul catarinense.

Dos 530 metros do túnel, 70 já tem o rebaixo concluído, sendo 60 no emboque Sul e dez no emboque Norte. Para a escavação, o consórcio repete a rotina de detonações de rochas, avançando até quatro metros no início da galeria, onde o solo é mais instável, e podendo avança até oito metros, quando as escavações chegarem a rocha sã. Os trabalhos de rebaixamento da base são feitos separadamente, em duas frentes, como na escavação da galeria.

Detonações de explosivos vão continuar

O DNIT e o consórcio responsável pelo túnel do Morro do Formigão, finalizaram a escavação da galeria no dia 03 de abril passado. Agora, é possível andar de uma extremidade a outra do túnel por dentro do Morro do Formigão, sem a necessidade de trafegar pela rodovia federal. Por enquanto, a circulação é permitida somente para os profissionais envolvidos na construção.

Novas detonações serão realizadas, nas próximas semanas, para rebaixo da camada de solo e rochas, para dar as dimensões finais do túnel. Serão realizados trabalhos de remoção de rochas com detonação de explosivos entre 7 horas às 18 horas, de segunda-feira a sábado. Cada interrupção no tráfego da rodovia federal dura de cinco a dez minutos, dentro da eficácia dos procedimentos de detonação, não comprometendo o fluxo de veículos nos horários.

Os usuários da BR-101 Sul e moradores do bairro Fábio Silva, em Tubarão, lindeiro ao empreendimento, poderão utilizar o Serviço de Atendimento da duplicação, pelo telefone 0800 6030 101 ou a Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), no telefone 3632-0285. As informações sobre andamento da obra de construção do túnel para transposição do Morro do Formigão, detonações e avisos de segurança são distribuídos para a imprensa regional.

Cuidados redobrados

Os usuários da rodovia federal devem ter atenção redobrada quando o trânsito for liberado após os serviços de detonação em Tubarão: no segmento há trânsito de veículos em pista simples de mão dupla, com o limite de velocidade máxima de 60 Km/h.

O DNIT recomenda que durante a interrupção do tráfego, os usuários da BR-101 Sul não tomem caminhos alternativos, pois o intervalo de tempo entre as detonações e a liberação do tráfego é pequeno. O uso de vias municipais torna-se mais demorado, além de acrescer fluxo aos bairros de Monte Castelo, Oficinas e Morrotes, aglomerados urbanos tubaronenses.

Nos dias sem os trabalhos de corte de rochas, os cuidados também devem redobrados, tendo vista a movimentação intensa de trabalhadores e de equipamentos alocados nas frentes de obras. É recomendado aos moradores próximos ao empreendimento que evitem a aproximação nas frentes de obra dos emboques Norte e Sul do túnel. O fluxo intenso de veículos pelo segmento de pista simples entre o km 337 ao km 339 da BR-101 Sul, torna o trecho inadequado para circulação de pedestres. Além disso, há movimentação de equipamentos pesados, como tratores e caminhões basculantes, ocupando o espaço da pista de sentido Norte-Sul, pela faixa destinada ao trânsito lento.

O túnel

Quando finalizado, o túnel para transposição do Morro do Formigão terá 900 metros de extensão, sendo 530 metros de galeria e 370 metros de acessos. Haverá somente uma pista, no sentido Norte-Sul de tráfego, ficando o sentido oposto em tráfego pelo traçado atual da rodovia. A altura final será de 11,7 metros, com duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura, passagem para pedestres, com 1,6 metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem da esquerda.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos, dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul Trecho Palhoça/SC – Osório/RS. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Máquine, no do Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC