Educação

Rede Estadual de Ensino da Amrec recebe 41 novos professores

Os novos profissionais vão lecionar nas respectivas escolas a partir do dia 4 de agosto

A Secretaria de Estado de Educação, por meio da Gerência Regional de Educação (Gered), de Criciúma vai promover nesta sexta-feira (1), a solenidade de posse dos novos professores efetivos aprovados no concurso público do magistério, realizado em 2012. Na região carbonífera 41 tomam posse e já vão lecionar nas respectivas escolas a partir do dia 4 de agosto.

De acordo com a integradora de gestão de pessoas da Gerência Regional de Educação (Gered), Fátima Lenita Luiz, esta é a terceira chamada. Os novos profissionais vão suprir as necessidades de escolas de acordo com as disciplinas a serem  ensinadas.

“A primeira chamada foi realizada em 2012, empossando em média 130 profissionais. A segunda deu posse a 74, ambas de séries iniciais a ensino médio. Já a terceira chamada vai beneficiar profissionais de ensino fundamental e médio”, salienta.

Ainda para ela, essa efetivação amplia a possibilidade do Estado de investir na educação por meio dos professores.

“É uma possibilidade de investimento do Estado em promover uma capacitação e aperfeiçoamento de cada um dos profissionais. Desta forma, consequentemente, vai contribuir no aprendizado dos alunos, com professores mais bem preparados para atuar nas escolas”, explica.

O concurso

Concurso público é um processo seletivo que tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental. Geralmente os concursos são exigidos para avaliar a competência dos candidatos relativos ao cargo pelo qual estão concorrendo.

Ainda conforme a integradora de gestão de pessoas da Gerência Regional de Educação (Gered), Fátima Lenita Luiz, todos os professores, nesse caso, ao ser empossados, já têm o conhecimento das escolas onde vão lecionar.

“O processo de escolha das escolas ficam por conta dos aprovados e é feito de acordo com a colocação no processo seletivo. A Gered se encarrega apenas em fazer o levantamento das vagas e publicá-las no Diário Oficial”, finaliza.

Colaboração: Diego Colombo/Comunicação SDR-Criciúma