Esporte

Referências nacionais da capoeira participarão da formatura do grupo Cordão de Ouro do Proart

O I Pé na Serra será realizado no Centreventos Galliano Zomer na sexta-feira, dia 20, às 20h

O I Pé na Serra proporcionará uma noite de muita capoeira. O evento iniciará às 20h desta sexta-feira, dia 20, no Centreventos Galliano Zomer, em Orleans. Referências nacionais da capoeira estarão presentes. Entre elas estão os Mestres Suassuna, Tinta Forte, Cícero, Delmar Perrone, Habibs e Lu Pimenta. A entrada é gratuita.

A programação contará com a formatura infantil de batizado de 20 alunos do grupo de capoeira Cordão de Ouro do Proart, com entrega da faixa verde e do diploma; com apresentação de Maculelê, dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena; e com o Jogo Miudinho, uma forma diferente de mostrar a capoeira, inventada pelo Mestre Suassuna. Participarão do evento professores de capoeira do Chile, Argentina, Uruguai, São Paulo, Rio Grande do sul e Santa Catarina.

A capoeira está presente no Proart desde 2007. Mas, há um ano, passou a fazer parte do Grupo Cordão de Ouro. De acordo com o professor Bruno Eichenberg da Silva, fazer parte desse grupo é um diferencial. “O Grupo Cordão de Ouro tem 52 anos de história já e está presente em mais de 90 países, é bastante respeitado e utiliza a capoeira como instrumento de aprendizado para a formação do cidadão”, explicou.

As aulas de capoeira são gratuitas, realizadas no Proart, localizado no Centreventos Galliano Zomer. A turma infantil possui alunos de 5 a 13 anos e treina nas segundas-feiras, das 7h às 8h. A turma adulta, por sua vez, tem aulas nas quintas-feiras, das 8h às 9h, com alunos a partir dos 13 anos.

O professor explica que o esporte traz inúmeros benefícios. “A capoeira é um instrumento de sociabilidade e de educação. Além de uma prática física, o segundo esporte que mais meche o corpo. Ela desenvolve lateralidade, auxilia no convívio em grupo e no desenvolvimento cognitivo e individual”.

São parceiros do evento a Prefeitura Municipal de Orleans, Plaszom, São Paulo Magazine, Alfa Ideal, Colonial Frutas e Verduras e Lions Clube.

Em 2015, O CRAS, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, irá inserir a capoeira nas comunidades de Orleans.

Ketully Beltrame

[soliloquy id=”97291″]