Saúde

Região Carbonífera compartilha experiência de reorganização das cirurgias para o Extremo Sul Catarinense

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A pedido dos municípios do Extremo Sul do Estado ao secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, o case de reorganização das cirurgias de média complexidade na Região Carbonífera será levado e estudado em reunião, nesta sexta-feira, 31, em Sombrio. “Percebemos que em Criciúma a reorganização deu muito certo. Nosso Hospital Regional não está funcionando como deveria e a população fica a mercê de outras entidades superlotadas como Criciúma e Tubarão. Acredito que uma reorganização no sistema também irá funcionar aqui em nossa região”, explica a presidente da Comissão Intergestores Regionais, Giaslaine Cunha.

O encontro acontecerá a partir das 13hs, na Prefeitura de Sombrio, e contará com a participação do prefeito, Zênio Cardoso, do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva, da gerente regional de Saúde de Criciúma, Lisiane Tuon, dos secretários municipais de Saúde da Amesc, e demais profissionais da área.

De acordo com a gerente regional de saúde, já está sendo realizado um estudo e levantamento do número de cirurgias para a reorganização. Ela afirma que o agendamento das cirurgias será realizado na regional de Criciúma, fortalecendo as duas regiões de saúde. “Nossa intenção é levar uma experiência da Região Carbonífera que deu certo. A união das duas regiões vai fortalecer a rede hospitalar do Sul, melhorando o acesso da população e diminuindo as filas”, explica Lisiane Tuon. 

Colaboração: Paula Darós Darolt