Segurança

Região ganha novos policiais militares

O governador Raimundo Colombo participou na manhã dessa terça-feira, 1º de julho, em São José, da formatura de 623 novos policiais militares que passam a fazer parte da corporação catarinense. Este foi o primeiro de três grupos que serão formados nesta semana, totalizando um reforço de 852 soldados atuando no Estado. Com isso, desde janeiro de 2011 foram incluídos mais de 3,5 mil novos militares à Polícia Militar de SC. E no ato desta terça também foi autorizado lançamento para um novo concurso para outros 500 policiais.

"Hoje é um dia muito especial para Santa Catarina, um dia em que nosso Estado fica mais forte. Estamos aqui para prestigiar, reconhecer, valorizar e agradecer estes soldados que abraçaram essa nobre profissão. São pessoas que tiveram coragem para assumir uma missão em que a própria segurança e até a própria vida é colocada em risco em nome da segurança de todos. Hoje a sociedade está autorizando os novos soldados a executarem esse papel extraordinário", discursou o governador Colombo.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Grubba; e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Valdemir Cabral, entre outras autoridades, acompanharam o ato. O coronel Cabral explicou que os novos soldados deverão se apresentar às suas unidades dois dias depois da formatura para iniciarem o trabalho. “São policiais que vão atuar mais próximos das comunidades, em contado com escolas, comerciantes e população em geral. Nosso Estado é o mais seguro, mas para as pessoas sentirem essa segurança, precisam ver os policiais nas ruas. A criminalidade não pode ser mais ostensiva do que a ostensividade da Polícia Militar”, destacou o comandante da corporação.

Os novos policiais se formaram após concluírem 1.445 horas/aula de instruções, distribuídas ao longo de 35 semanas de curso, onde tiveram aulas de Legislação, Técnicas de Policiamento Ostensivo, Defesa Pessoal, Ética e Relacionamento Interpessoal, entre outras.

As solenidades desta semana também marcam a entrega do kit de proteção individual aos novos soldados, composto por equipamentos como colete de proteção balística, pistola, cinto de guarnição, algema e espargidor de gás de pimenta. O recebimento dos kits foi representado com a entrega ao formando Douglas Domingos da Silva, representando todos os soldados. No ato, também foi a realizada a entrega de novos armamentos, resultado de R$ 250 mil em investimentos do Governo do Estado.

Com as novas formaturas, o atual efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina passa para 11.350 policiais. Em agosto, será realizada uma nova formatura, com um grupo de 202 mulheres que passarão a fazer parte da PM catarinense.

Distribuição dos novos soldados por cidade

Florianópolis 102
São José 60
Palhoça 40
Biguaçu 30
Sto Amaro da Imperatriz 15
Canoinhas 10
Lages 30
Curitibanos 15
Mafra 15
Itajaí 19
Balneário Camboriú 15
Navegantes 15
Chapecó 70
Concórdia 30
Joinville 40
Jaraguá do Sul 20
São Bento do Sul 10
São Francisco Sul 12
Criciúma 31
Içara 25
Araranguá 25

Blumenau 25
Rio do Sul 10
Brusque 15
Tubarão 30
Braço do Norte 20
Laguna 15
Imbituba 15

São Miguel d'Oeste 20
Dionísio Cerqueira 20
Caçador 25
Herval d'Oeste 28
TOTAL 852

 

[soliloquy id=”74265″]