Geral

Região pode ficar sem desfiles de escolas de samba

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em Imbituba já está confirmado que não haverá desfile de carnaval das escolas de samba e há grandes chances disso se repetir em Laguna e em Tubarão, em 2015. Conforme o jornal Diário do Sul até o momento, as informações das prefeituras são de que não há recursos aprovados para as ligas das três cidades. 

Em Tubarão, o secretário de Governo, Matheus Madeira, afirma que até o momento a prefeitura não foi oficialmente procurada pela Liga Independente das Escolas de Samba de Tubarão (Liest), o que leva a crer que a situação do ano passado pode se repetir. Em 2014, a decisão de não apresentar projeto foi da própria Liga, em função de problemas internos. O carnaval de Tubarão já não havia ocorrido em 2013. 

Em Laguna, a situação é a mesma do ano passado, como diz o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Leonardo Fernandes Pascoal. Segundo ele, a prestação de contas da Liga das Escolas de Samba está no Tribunal de Contas do Estado.

Conforme a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), a Liga das Escolas de Samba de Laguna está impedida de receber recursos públicos devido a irregularidades na prestação de contas de 2013. 

O motivo foi a utilização do dinheiro de forma não condizente ao plano de trabalho que havia sido apresentado pelo proponente e aprovado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Desse modo, as despesas não foram adequadamente comprovadas. 

Como a Liga não regularizou a situação dentro do prazo junto à Secretaria, o processo foi para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Portanto, agora a pendência da Liga é com o TCE e, enquanto não for resolvida, a entidade fica impedida de receber recursos públicos, bem como as escolas de samba vinculadas a ela.

Imbituba, que foi a única das três cidades que garantiu o desfile no ano passado, já anunciou que este ano o evento está cancelado. O município divulgou que está impedido de repassar a verba para a Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos devido, justamente, a inconsistências na prestação de contas da associação. 

O jornal Diário do Sul tentou falar com as ligas responsáveis pelos desfiles em Laguna e Tubarão, mas não conseguiu contato.