Economia

Região Sul conhece projeto para impulsionar o desenvolvimento

Um edifício que será âncora da região Sul no desenvolvimento de inovações. Este é o Centro de Inovação de Criciúma, um dos doze núcleos do Programa Inova@SC, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, em Santa Catarina. A maquete do prédio foi apresentada na manhã de hoje (24/3), na Acic, pelo secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, com a participação de autoridades políticas, empresários e representantes de instituições de ensino superior.

O edifício será construído dentro do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). Ele vai abrigar incubadoras, espaços para auditórios e áreas de convivência destinadas aos empreendedores do Sul do Estado. “Esse é um projeto para a região e é importante que todos estejam juntos. Estamos diante de uma novidade. A Unesc tem um papel fundamental no nosso Programa”, destacou Bornhausen.

A Universidade está cedendo aproximadamente 5 mil m² no Iparque ao Estado para construção da obra. No local, empreendedores contarão com o conhecimento técnico de diversas instituições para o desenvolvimento dos negócios e produtos. “Essa política do Governo do Estado é fundamental para o desenvolvimento regional. A Unesc sempre foi parceira e a doação desse terreno demonstra nossa preocupação com o crescimento e potencialização do Sul”, afirmou o reitor Gildo Volpato.

Além de Criciúma, outros 11 municípios catarinenses receberão os edifícios-sedes: Blumenau, Florianópolis, Joinville, Chapecó, Joaçaba, Itajaí, Tubarão, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Lages e Brusque.

Além do reitor e do secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, subiram à mesa de cerimônia do ato o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo; presidente da Acic, César Smielevski; diretor da SDR, Henrique Guglielme; diretor do Iparque, Marcos Back; presidente da CDL de Criciúma, Zalmir Casagrande; representante da Esucri, Mariesa Toldo; diretor da Satc, Carlos Antônio Ferreira, e comandante do 9º BPM, tenente coronel Márcio Cabral.

Colaboração: Davi Carrer/Comunicação Unesc

[soliloquy id=”60343″]