Educação

Reitor da Unisul fala sobre desafios e oportunidades da gestão sustentável no 7º FinancIES

Fórum dos Executivos Financeiros acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro, em Florianópolis (SC)

Os desafios e oportunidades da gestão sustentável nas Instituições de Ensino Superior (IES) particulares serão apresentados pelo reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), professor Sebastião Salésio Herdt, no primeiro dia do 7º Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES), que acontecerá em 27 e 28 de novembro, no Hotel Maria do Mar, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site www.financies.com.br .

Ele vai comandar a palestra “O desafio na gestão do portfólio de bolsas e financiamentos ao estudante”. “Mais que uma questão meramente financeira, que aborde o desempenho econômico-financeiro e os investimentos para o setor, tanto privado quanto comunitário, proponho uma sustentabilidade que venha, de fato, a preencher a lacuna do acesso e da permanência dos jovens brasileiros no Ensino Superior, sobretudo àqueles com idade entre 18 e 24 anos que, sem dúvida, serão agentes de transformação das regiões em que escolheram viver”, destaca o reitor.

Segundo Herdt, Santa Catarina é case privilegiado no que tange à amplitude de cobertura do sistema comunitário nas diferentes regiões, já que no Estado, 80% das matrículas do ensino superior, nessa faixa etária, estão sob a responsabilidade das IES comunitárias. “No entanto, dentre os desafios, está a incessante busca pela excelência dos serviços oferecidos por essas IES que, necessariamente, devem cada vez mais perpassar um planejamento estratégico sob a ótica de um modelo de gestão sustentável que responda, anteveja e alinhe novas metodologias e portfólios, programas, produtos, processos e serviços, com os diferentes públicos e mercados. Só com pertinência em nossas estratégias e ações, ou seja, a partir de uma aprendizagem significativa, efetivamente, daremos conta dos diferentes ambientes de aprendizagem que o mundo contemporâneo nos impõe e, por conseguinte, implementaremos uma gestão, além de viável e saudável, sócio-ambientalmente responsável, desconcentrada e humanamente acolhedora”, avalia.

Na oportunidade, ele destacará a história da Unisul, anfitriã do 7º  FinancIES, universidade comunitária que completa 50 anos de fundação. “Uma oportunidade de rememorarmos nossa trajetória, rever boas práticas e nos desafiarmos para um futuro promissor. Em cada diálogo, momento e movimento com gestores, colaboradores, professores e alunos, temos ratificado, nas diferentes áreas e modalidades de atuação, presencial e a distância, o desenvolvimento sustentável, uma de nossas premissas, e a excelência, um importante princípio institucional. Mas entendemos que sustentabilidade e excelência dependem de parâmetros e metodologias específicas de implementação e acompanhamento”, considera.

Na área de gestão, por exemplo, Herdt destaca que a Unisul está potencializando a implantação de mecanismos nacionais e internacionais de certificação que permitam à Universidade, avançar ainda mais na padronização, agilidade, efetividade e flexibilidade nos processos e procedimentos institucionais. “A clareza e a objetividade na gestão, acreditamos, adequadas aos desafios da IES em um mundo pós-moderno, pessoas com pouco tempo e recurso, acesso à informação, pluralidade de ferramentas tecnológicas de comunicação, dentre outros avanços, induzem a produtividade. Pessoas que percebem critérios e metodologias transparentes e bem delineados produzem mais e são recompensadas e reconhecidas pelo esforço. Ao mesmo tempo, nos aproximam de uma entrega qualitativa aos estudantes. Similar à inovação, a excelência deve estar aculturada/imbricada no dia a dia das IES. Este é nosso desafio”, enfatiza o reitor. 

Desta forma, segundo ele, as IES privadas e comunitárias, mais do que atender e antever às necessidades do mercado, precisam atentar para a pertinência do que produzem. O conhecimento, seja ele acadêmico e/ou aplicado, precisa ter sua região e comunidade como premissas. “A aprendizagem dos estudantes deve estar dotada de significância, comprometida com uma formação sociocultural fundamentada no desenvolvimento humano e nas relações sociais, científico-tecnológica, com base no desenvolvimento intelectual e na construção de conhecimento e sociotécnica, com foco no mundo do trabalho e nas relações de produção. As IES e as comunidades são um mesmo espaço social, literalmente, sem muros e barreiras. Somos responsáveis com o entorno, influenciamos condutas, atitudes e comportamentos, a partir dos nossos valores e valores partilhados por aqueles que nos procuram, por isso a importância do estabelecimento de rumos e a fundamentação de propósitos com vistas ao engajamento sinérgico na busca do desenvolvimento das comunidades em cada região. Para tanto, é preciso melhorar continuamente os processos acadêmicos fins, de suporte e institucionais, com vistas à geração de valor e que confiram sentido em todas as ações, dinamizar a gestão, as tomadas de decisão, otimizando e modernizando os processos, para garantir alto nível da qualidade dos serviços acadêmicos e administrativos oferecidos. E, sobretudo, que propiciemos a vivência de experiências enriquecedoras nos diferentes ambientes de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, capazes de produzirem conhecimentos transformadores”, completa.

Na apresentação, o reitor abordará os aspectos, oportunidades e desafios das universidades comunitárias, o marco legal e suas implicações e potencialidades sob o ponto de vista do estabelecimento de parcerias, da geração de recursos e da agregação de valor às comunidades e ao setor público no cumprimento das metas estabelecidas, por exemplo, no Plano Nacional de Educação, no que diz respeito ao acesso, qualificação e permanência no ensino superior.

A Unisul participou de todas as edições do FinancIES. “Sentimo-nos orgulhosos e privilegiados em fechar um importante ciclo. Há 7 anos, recepcionávamos todos aqui, em Florianópolis, que hoje volta a bem acolhê-los. O evento possibilita, em cada edição e temática específica, além do contato com palestrantes sintonizados com os desafios do mundo contemporâneo, um networking, repleto de troca de conhecimentos e experiências. O FinancIEs preenche um gap nacional na área, contribuindo na desmistificação, interação entre profissionais, profissionalização e modernização da temática nas IES plurais, privadas e comunitárias”, conclui.

Programação

No dia 27 de novembro, o evento terá início às 8h30, com recepção dos participantes, seguida da abertura oficial, feita pelo presidente do FinancIES e membro do Conselho Consultivo da UBC, professor Iram Alves dos Santos. Em seguida, o reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, comandará a palestra “O desafio na gestão do portfólio de bolsas e financiamentos ao estudante”.

Ainda neste primeiro dia, haverá a apresentação do case “A diversificação de fontes de renda para a sustentação da IES”, sob o comando do reitor do Centro Universitário Sociesc de Joinville (SC), professor Sandro Murilo Santos; a Oficina do Aprendiz “Gestão de Recursos no Planejamento Estratégico”, com o professor Osvaldir Viegas; a dinâmica de grupo “O Planejamento Estratégico Focado no Empreendedorismo, Gestão de Portfólio e Novas Rendas”, com o superintendente executivo do Grupo Educacional Unis, de Varginha (BH), Jeferson Vinhas; além das palestras “Empreendedorismo em Startups e o papel das Universidades”, com o sócio do StartSe InfoMoney, Junior Borneli; e “Novas Alternativas de Financiamento Estudantil Privado como Parte do Planejamento Estratégico e Sustentabilidade do Negócio”, com o presidente da Ideal Invest, Carlos Furlan.

No segundo e último dia de atividades, a abertura ficará por conta da palestra “A Educação Superior como Política de Governo”, que será comandada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC). Em seguida, haverá a discussão do tema “Fatos e Dados da Educação Superior e Tendências para os Próximos Anos”, com o presidente da Hoper Educação – consultoria especializada para as IES -, Ryon Braga; o momento benchmarking – “Case Uatt? – do sonho ao sucesso”, com Rafael Biasotto – CEO da Empresa Uatt?; a cerimônia de posse dos delegados estaduais do FinancIES; e a apresentação do resultado de pesquisas por conta de Rodolfo Ohl, country manager da SurveyMonkey no Brasil.

No período da tarde será a vez do tema “Tendência Macroeconômica para 2015”, com o diretor da Soluções Projetos, Roberto Cavalcanti; e o managing director investment banking, Cristiano Guimarães, do Itaú BBA; haverá divulgação e premiação dos trabalhos desenvolvidos na dinâmica de grupo; abordagem do “Case Kroton – Crescimento por Aquisições, Bolsa de Valores e o Desafio de Processos Uniformes e Garantia de Qualidade”, com Frederico Brito e Abreu, CFO da Kroton SA; a palestra “Educação – A Força Transformadora do Futuro”, com o presidente do Conselho de Administração do Grupo Anima de Educação e Cultura e reitor da Unimonte (Santos – SP), Ozires Silva; e o encerramento oficial, com sorteio de brindes e coquetel de confraternização.

Mais informações sobre inscrições e hospedagem durante o evento podem ser obtidas no site www.financies.com.br.

Colaboração: Cilene Macedo / Comunicação Unisul