Educação

Reitor realiza credenciamento da Unesc como Universidade Comunitária e acompanha reabertura do Proies

Pautas são de interesse da Instituição, mas influenciam toda comunidade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O reitor da Unesc Gildo Volpato cumpriu agenda importante nessa quarta-feira (12) em Brasília. Em pauta estava dois assuntos de interesse da Instituição, que podem trazer resultados positivos para a comunidade: o credenciamento da Unesc como Universidade Comunitária e a reabertura do Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação das Instituições de Ensino Superior).

Pauta 1: Universidade Comunitária

Volpato protocolou o pedido de credenciamento da Unesc como Universidade Comunitária, conforme a exigência da Lei 12.881/13, a Lei das Comunitárias, junto ao MEC (Ministério da Educação). “Apesar da Universidade atender os requisitos legais, a lei exige que seja formulado um pedido formal de credenciamento. A Unesc está cumprindo essa formalidade, pois já há editais lançados pelos órgãos públicos com a finalidade de beneficiar as Universidades Comunitárias, como o ProExt (Programa de Extensão Universitária)”, explicou o reitor. O programa mencionado apoia instituições de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão, que contribuam para a implementação de políticas públicas, ou seja, beneficiam diretamente a comunidade em que a universidade está inserida.

Pauta 2: Reabertura do Proies

Em 2013 a Unesc já fez a adesão ao Proies, porém está em pauta para aprovação na Câmara dos Deputados a abertura do Programa para as instituições que não aderiram à época. “Mas não apenas isso. A principal mudança, e que afetará a Unesc, é que a presidenta reconheceu que tínhamos razão nas reivindicações que defendemos desde 2010 e agora propõe o reconhecimento legal dos recolhimentos de Imposto de Renda retidos na fonte realizados para a Prefeitura Municipal de Criciúma. Se aprovado, isso poderá gerar uma redução da dívida da Unesc com o fisco federal em até 70% do valor”, explicou o reitor.

Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc