Geral

Relações de comércio com a Itália são prospectadas por comitiva de Criciúma

Empresas, prefeituras e organizações empresariais da Região do Vêneto receberam as autoridades

A semana de compromissos da comitiva de Criciúma na Região do Vêneto iniciou repleta. Nessa segunda-feira (5), o quinto dia da missão, os representantes do Governo Municipal e de instituições do município foram recebidos em três cidades: Treviso, Doson di Casier e Valdobiadenne. Ao fim da tarde, o prefeito Márcio Búrigo e o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Jader Westrup, concederam uma entrevista a uma rádio em Castelfranco Veneto. Um dos principais resultados esteve na reunião com a Câmara de Comércio de Treviso, de onde iniciaram conversas sobre a possibilidade de relações  de negócios entre empresários brasileiros e italianos.

Em diálogo com o presidente da Câmara de Comércio de Treviso, Nicola Tognana, foi aberto um diálogo que possibilitará o início de relações empresariais e institucionais. O prefeito Márcio Búrigo apresentou Criciúma ao mandatário da instituição e outros diretores. Tognana manifestou interesse em conhecer melhor a realidade criciumense. “A universidade local recebe investimentos da associação comercial para a escola de moda e design. Segundo eles, poderemos mais adiante, através dos cursos dessas áreas na nossa cidade, iniciar parcerias para capacitações e intercâmbios”, ressaltou o prefeito.

Os empresários de Criciúma, através das representações de classe, agora ficam com o compromisso de continuar o diálogo, destaca o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Renato Campos Carvalho. Ele ressalta que, além da possibilidade de um intercâmbio de conhecimento e investimentos prospectados, o varejo também poderá ter interesse em importar itens elaborados no Vêneto. “Precisamos enviar uma carta de intenções com as nossas necessidades e ver junto à Câmara de Comércio de Treviso as suas possibilidades para ofertar os produtos fabricados na Itália”, afirmou o empresário representante da classe dos lojistas.

A delegação criciumense também esteve na prefeitura de Treviso, onde o prefeito local, Giovanni Manildo. Os chefes do Poder Executivo das cidades de Doson di Casier e Valdobiadenne, Daniela Giuriati e Bernardino Zambon. Doson di Casier preparou uma recepção em uma das principais atrações, a fábrica de salame Eustacchio. “Ficamos muito alegres e orgulhosos em saber da satisfação que estas comunidades nos recebem. Criciúma é uma cidade muito respeitada dentro da Itália. Essa sensação pode ser sentida a cada recepção”, afirma Búrigo.

Ainda em Doson di Casier, os membros da missão criciumense foram conhecer uma fabricante de implementos de automação para equipamentos de segurança Came e, posteriormente, a Tognana, uma empresa do setor cerâmico que produz telhas e uma linha de cozinha.

Jornalistas italianos prestigiam comitiva

A imprensa das cidades visitadas também tem prestigiado os criciumenses. Pela manhã, em Treviso, veículos acompanharam as reuniões na prefeitura e na Câmara de Comércio, enquanto à tarde Márcio Búrigo e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Jader Westrup, acompanhados da presidente do Comitato Vêneto de Santa Catarina (Comvesc), Fabíola Cechinel, estiveram na Rádio Sorriso, de Castelfranco Vêneto para uma entrevista especial.

Agenda desta terça-feira

A programação desta sexta-feira inicia cedo. Às 6h, o grupo sai do hotel, em Treviso, rumo à Veneza, onde encontram o Governador da Região do Vêneto, Luca Zaia. Depois do encontro com a maior autoridade da região, o equivalente a um estado no Brasil, a comissão de autoridades de Criciúma tem almoço com a Câmara de Comércio de Veneza.

Durante a tarde, o grupo se desloca para Padova, cidade em que conversarão com o reitor da universidade local. Voltando à Treviso, à noite, a delegação participa de um jantar de negócios com empresários da Região do Vêneto.

Colaboração: João Pedro Alves

[soliloquy id=”65483″]