Geral

Relatório de balneabilidade aponta que praias do sul continuam limpas

Foto: Paulo Tarso/Divulgação/Notisul

Foto: Paulo Tarso/Divulgação/Notisul

As praias da região sul do estado continuam em boas condições para uso dos banhistas. Conforme informações divulgadas no décimo relatório de balneabilidade deste ano, realizado pela Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma).
 
Em relação ao estudo anterior, houve aumento de um ponto próprio, totalizando 174 pontos balneáveis dos 199 analisados. Isso representa 87,4% de propriedade, valor de melhor índice dos últimos anos.
 
Segundo o jornal Notisul, pontos como a prainha do Farol, em Laguna, e a Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba, nos últimos relatórios estão com as águas em perfeitas condições para banho. Fator positivo para moradores, veranistas e turistas que frequentam as localidades na alta temporada.
 
Para o presidente da Fatma, Gean Loureiro, a melhora é atribuída a alguns fatores naturais e de atitudes corretas das populações litorâneas. O baixo volume de chuvas nas últimas semanas evitou que a água carregasse as sujeiras das ruas até rios e praias. Por outro lado também destaca a forte atuação da população contra a existência de esgotos clandestinos.
 
“Desde o lançamento da campanha por praias mais limpas, temos recebidos uma série de denúncias. As pessoas estão mais conscientes e mais fiscalizadoras” explica Gean.