Geral

Religiosidade, gastronomia e animação marcaram a 18º encontro da Cultura Afro

A Festa da Cultura Afro – 18ª edição do Encontro da Etnia Negra de Içara, que aconteceu neste fim de semana, levou a Praça da Matriz São Donato religiosidade, gastronomia típica e muita animação. O evento foi realizado pela Administração Municipal de Içara em parceria com a Fundação Cultural e Pastoral Afro do Movimento da Consciência Negra Chico Rosa.

Na manhã deste domingo (18) a programação contou com missa celebrada pelos padres Gregório e Aguiar (Paraná); ao meio dia a gastronomia foi o ponto alto do encontro que encerrou com apresentações artísticas e show de pagode, além da entrega de um berimbau miniatura para os participantes, apoiadores e parceiros do evento. Na noite de ontem (17), após a acolhida e a abertura oficial a cidade pode prestigiar show com a banda D’leve.

Para o prefeito Murialdo Canto Gastaldon a mistura de raças é o que faz o povo maravilhoso de Içara. “Em nossa cidade temos uma mistura enriquecedora de raças que traduzem a nossa história. E a realização de evento como este é mais um passo na construção da igualdade. Principalmente neste momento em que o racismo volta à discussão com muita força, pois precisamos trabalhar juntos para eliminar a discriminação social, racial de gênero”, assinalou. “Este momento é determinante para que criemos uma metodologia e nunca corramos o risco de perder nossa história. Ações como esta valorizam nossas origens”, emendou o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin.

“Com o apoio da prefeitura conseguimos ampliar a festa que antes acontecia em apenas um dia. O evento foi um sucesso”, revelou a presidente da Pastoral, Nadir da Rosa, a Ika. Já a presidente da Fundação, Eliana Jucoski Monteiro, avaliou o evento como positivo pela programação e participação do público. “Encerramos o encontro com a sensação de dever cumprido. O clima também contribui para que o evento tivesse o sucesso desejado, afinal durante dois dias pudemos enfatizar o resgate da cultura Afro, tão representativa em nossa cidade”.

Rainha e princesa, Tainá Hilário da Rosa e Franciele de Souza Tereza, respectivamente, recepcionaram durante os dois dias do encontro todos os convidados. Entre eles os representantes das pastorais de Tubarão, professor Mauricio da Silva, do estado e de Santana, Daisi Bernardo Martins, entre outros.

Colaboração: Alexandra Cavaler

[soliloquy id=”67291″]