Geral

Repaginação na ilha da Praça do Congresso é inaugurada ao som da Orquestra Sinfônica de Criciúma

Cartão postal da cidade recebeu melhorias para encantar frequentadores e visitantes

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

Ao som do Hino do Município de Criciúma, interpretado pela Orquestra Sinfônica de Criciúma (OSCRI), foi inaugurada, na noite dessa quarta-feira (23), a revitalização da Ilha do Amor, na Praça do Congresso. As obras idealizadas pelo Governo Municipal tiveram a participação da Fundação Cultural (FCC), Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (FAMCRI). As intervenções que transformaram o local prestaram um tributo ao precocemente falecido Bruno Tadeu Menezes Gaidzinski

A revitalização promovida na ilha, espaço determinante para tornar a Praça do Congresso um dos cartões postais de Criciúma, contemplou a instalação de iluminação diferenciada para ressaltar o novo paisagismo, colocação de cercas ao redor do parquinho e rampas, o lago, além do espetáculo das águas, agora com esguichos, recebeu quase trezentos exemplares de peixes, entre carpas, tilápias e espécies exóticas como o kinguiu do Japão.

A pequena ilha há muitos anos é freqüentado por famílias e casais apaixonados, motivo, segundo o presidente da FCC, Sérgio Zappelini, que motivou a escolha do nome de Ilha do Amor. Outra novidade que promete atrair a Ilha são os cadeados do amor, onde os casais poderão como forma de eternizar o momento, colocar o “seu cadeado” na ponte sobre o lago, como é feito em várias cidades européias.

A Ilha do Amor homenageia Bruno Tadeu Menezes Gaidzinski, que faleceu precocemente aos 11 anos de idade e foi um exemplo de luta e garra pela vida, uma verdadeira fonte de amor.

Muito emocionada com a homenagem ao pequeno Bruno, a primeira dama, Izabel Cristina Grijó Búrigo, lembrou da época que o conheceu pessoalmente. “Conheci o Bruno na época da Escola Pequeno Polegar. Sempre um lutador, ele realmente amava a vida. Este espaço faz jus ao homenageado, pois nesta tarde vi algumas mães fazendo piquenique com seus filhos aproveitando às férias escolares e notei como é belo e terno o amor entre mãe e filhos. Vamos preservar e cuidar desta linda ilha e que venham mais crianças e famílias usufruir deste local tão lindo”, exaltou.

Zappelini pediu apoio a todos os criciumenses pela conservação do espaço e as melhorias entregues. “Vamos fiscalizar e proteger nossa praça. Ela é minha, sua, de todos, é nosso dever mantê-la sempre limpa e segura, mas todos podem cuidar deste local e deixá-lo para as futuras gerações”, registrou.

Agradecendo em nome da família a mãe de Bruno, a mãe Greice Carneiro Menezes Gaidzinski, disse estar muito contente com a homenagem. “Obrigado a todos que se lembraram do nome do meu filho para dar a este lugar, Bruno era uma criança alegre, amável, carinhosa, intensa. Por onde passava deixava sua marca. Sempre persistente e corajoso, enfrentava as barreiras com alegria. Nos deixou um grande exemplo de luta. Uma imensa saudade invade nossos corações, mas temos a certeza de que a vida é uma jornada e o céu é o destino”, falou.

O vice-prefeito Verceli Coral pontuou o empenho e a interação dos órgãos do Governo Municipal na obra. "O comprometimento demonstrado por todos nesta transformação de parte da Praça do Congresso serve de exemplo para novas ações", acredita. 

Colaboração: Carlos Taranto Filho