Saúde

Residentes formados enaltecem aprendizado no HSJosé

Conhecimento, dedicação e aprendizado, foram estas palavras que a residente em clinica médica, Dra. Elisângela da Silva Silveira enalteceu na noite dessa quinta-feira em seu discurso de formatura, em nome dos residentes para contar sobre a trajetória vivida nos dois anos de especialização no HSJosé. Em uma cerimônia religiosa, representando os demais colegas a médica agradeceu preceptores, colegas, familiares e colaboradores do Hospital, pela experiência conquistada a partir do estudo e trabalho dentro da instituição. A celebração foi realizada na capela do Hospital, sob a bênção do padre Samiro Meurer.

A especialista destacou ainda, que o momento era de muita ansiedade. “Fiquei muito ansiosa por esta noite, não tanto quanto no primeiro dia de residência, quando iniciamos nossos trabalhos aqui. Mas foi um tempo de muito aprendizado, mesmo quando estávamos cansados, víamos nos pacientes um pouco mais de força para continuar. Vamos seguir nossos caminhos, mas acredito que vamos levar daqui muitas amizades. Tenho certeza que fiz grandes amigos aqui dentro”, declara a médica.

Na ocasião todos os coordenadores das residências destacaram em um breve discurso, a importância da especialização para os médicos e para Instituição. “O hospital não seria o mesmo, sem o brilho de vocês residentes. Sem vocês pelos corredores, sem o conhecimento de vocês. Tenho certeza que tudo o que  aprenderam aqui foi valioso, aponta coordenadora da Comissão de Residência Médica do HSJosé, Dra. Cassiana Mazon Fraga. 

Este ano a novidade ficou por conta da formatura da primeira turma de residência em anestesiologia. "Esta é uma área muito importante para toda Instituição Hospitalar, tenho certeza que os dois médicos que se formaram aqui, são profissionais altamente capacitados para atuar em qualquer hospital do Brasil”, finalizou o supervisor do programa de residência em anestesiologia Dr. Eric Benedet Lineburger.

No início do mês a Instituição realizou concurso público para ingresso de novos residentes. No total 115 pessoas se inscreveram para disputar oito vagas na Residência de Clínica Médica, sete em Cirurgia Geral, quatro em Anestesiologia, duas em Ortopedia e uma em Terapia Intensiva. Os 22 novos residentes aprovados no concurso, devem chegar ao hospital no dia seis de março.

Colaboração: Katia Farias

[soliloquy id=”56742″]