Turismo

Restauração de gôndola exige trabalho minucioso

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

Há cerca de 60 dias, o marceneiro Edson dos Santos Antônio, de 49 anos, dedica seus dias a restauração da gôndola de Nova Veneza. Desde que chegou à cidade em 2006, a embarcação italiana já passou por duas restaurações parciais e agora recebe reparos gerais. Antônio explica que o trabalho de restauração mantém todas as características originais da embarcação. “Mas, este trabalho é lento, minucioso e complexo. O eixo dorsal da gôndola está sendo totalmente trocado, porém sem mexer no casco, esta é a parte mais difícil”, conta o marceneiro. 

De acordo com o site Clicatribuna, cada peça que precisa ser refeita é retirada, fotografada e medida, antes de ser redesenhada. “A gôndola é uma embarcação diferente e única porque é assimétrica, por isso, nenhuma peça é igual à outra. Cadapeça tem um formato e tamanho diferente. A gôndola é um pouco de barco e de carpintaria naval”, esclarece Antônio. Com 650 quilos, a gôndola é um março para o turismo do município e também regional. 

A província italiana de Venezia doou a gôndola para Nova Veneza. Esta é uma das três no mundo situadas fora da Itália.“Temos um turismo na cidade antes e depois da chegada da gôndola”, recorda o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Giliard Cesconetto Gava. 

Gôndola ficará pronta para a Festa da Gastronomia 

A gôndola deve ficar pronta até o final de maio e estará novamente em exposição para o Baile de Gala e a Festa da Gastronomia do município, que ocorrem, respectivamente, em 7 de junho, e de 20 a 22 de junho. “Estamos a todo vapor nos preparativos para a décima edição da Festa da Gastronomia, que é um evento consolidado. A festa vem cada vez mais priorizando o aspecto cultural, além do nosso carro chefe que é a gastronomia”, coloca Gava. 

O secretário observa que o município busca realizar uma boa festa para o turista, mas sem esquecer que o evento é para a população local. “Queremos atrair turistas, mas que os neovenezianos venham festejar também”, complementa. A expectativa é que 70 mil pessoas passem por Nova Veneza vindas de todos os estados brasileiros. 

Baile de gala está com reservas lotadas 

O pré-evento que abre a Festa da Gastronomia, o Baile de Gala está com reservas quase lotadas. A partir de maio, as fantasias e máscaras estão disponíveis para venda e locação, no museu da cidade. A rede hoteleira do município, conforme o secretário, também está esgotado.