Geral

Reunião dá a largada para o Nudecras em 2014

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

Uma ação pioneira começa a ir à prática em Criciúma. Moradores da comunidade atendida pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Tereza Cristina, estiveram esta semana, em um encontro que determinou o início das estratégias para o encaminhamento do Núcleo Comunitário de Defesa Civil do CRAS (Nudecras).

A realização do programa, lançado em novembro do ano passado, ocorre em parceria entre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Criciúma e o grupo de colaboradores do próprio CRAS. A coordenadora da Defesa Civil Municipal de Criciúma, Ângela Mello, salienta que prestar as orientações e fixá-las nas comunidades consiste no objetivo primordial da ação. “Escolhemos o CRAS e, em especial esta comunidade, por se tratar de uma área de constantes riscos de alagamentos e outras conseqüências da ação das eventuais catástrofes climáticas. É fundamental que essas pessoas saibam como agir em situações emergenciais”, fundamenta Àngela.

Através de cartilhas, palestras e outras atividades, o grupo aprenderá as medidas a se tomar em dias de temporais e chuvas fortes. “Essas pessoas vão disseminar para a comunidade os procedimentos ideais, que sem dúvida vão ajudar nas prevenções, podendo até salvar a vida delas próprias e de outros familiares, vizinhos e amigos”, ressalta Ângela.

O cronograma do curso do Nudecras ainda prevê um minicursos e oficinas com órgãos de segurança. Os participantes ainda vão conhecer as estruturas de governo da Prefeitura Municipal e as competências de cada setor. “Em suma, o objetivo é promover o aprendizado para que se minimizem os prejuízos ocasionados por ação do homem e da natureza”, sintetiza Ângela.

Colaboração: João Pedro Alves/Decom PMC