Saúde

Ritmo e Saúde reuniu cerca de 2 mil pessoas em encontrão no Parque das Nações

A tarde foi de muita animação na segunda edição do Renova Saúde Afasc, no Parque das Nações. O evento foi promovido nesse sábado (25), pelo Programa Ritmo e Saúde da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), reunindo cerca de duas mil pessoas. A atividade iniciou às 14 horas, com alongamento, aulão e apresentação das coreografias por regiões. Na oportunidade foram colocadas cinco tendas, onde os integrantes do programa receberam um boné com cores diferenciadas e puderam passar protetor solar.

A cidade foi divida em cinco regiões, as quais ensaiaram as coreografias para o dia do Renova Saúde Afasc. A presidente da Afasc, Bebel Búrigo, afirma que o programa tem levado qualidade de vida para as pessoas e se alegra ao saber que mais cidadãos estão aderindo o que está sendo proposto. “Nosso desafio é para que no próximo ano mais homens estejam participando da atividade. A prevenção não deve ser preocupação apenas da mulher. O homem também precisa se cuidar”, considerou.

Na primeira edição do evento, em 2013, participaram das atividades 900 pessoas. Neste ano, com o levantamento realizado no último mês, a Afasc já conta com 2,2 mil alunos. Dona Maria Cabreira Viana, de 57 anos, conhecida como Cotinha, é uma das alunas dedicadas. Já participa das atividades há três anos e se sente cada vez melhor. “Esse programa é tudo de bom. Fiquei mais elegante, tenho mais disposição e tenho me cuidado inclusive com a alimentação”, contou. Só que dona Cotinha não está sozinha. Ela também arrastou a filha Angela Viana, de 34 anos, para a atividade física. “Para quem não gosta de academia ou não pode pagar para fazer atividade física, esta é uma excelente oportunidade. Em Criciúma só não se exercita quem não quer”, recomendou.

Para o prefeito Márcio Búrigo, a Afasc tem sido parceira na prevenção de doenças. “Muitas doenças são causadas pelo sedentarismo. A Afasc nos ajuda a prevenir e assim reduz a procura nas unidades de saúde”, ressaltou. Com a parceria do Governo de Criciúma, através da secretaria da Saúde, Unesc, Sest Senat, Unimed, Cliimagem foram realizadas orientações sobre a coleta preventiva do câncer do colo do útero, orientações sobre autoexame das mamas; presença de nutricionista e educador físico medindo o Índice de Massa Corporal (IMC) e com orientações nutricionais; na parceria com a Mary Kay, teve maquiagens e dicas de beleza; cabeleireiros realizando corte de cabelos que serão doados para a ONG Rapunzels (a qual confecciona apliques e perucas para pessoas com câncer); além da presença da agricultura familiar e sorteio de brindes.

Colaboração: Jussi Moraes

[soliloquy id=”93767″]