Segurança

Rocha de quase 4 quilos atinge casa

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Uma rocha de 3,6 quilos, que saltou das detonações da obra do túnel do Morro do Formigão atingiu uma residência no bairro Fábio Silva, em Tubarão, por volta das 19h30min desta segunda-feira. Por pouco, a pedra não atingiu a cabeça de um bebê que de uma residência.
 
“Estávamos na parte de trás e somos seis pessoas (três adultos e mais três crianças: de 4 meses, 1 ano, 8 anos e 11 anos). Pensamos que era um caminhão que tinha tombado do morro pelo barulho que fez. Ficou tudo escuro, não tínhamos noção do que realmente ocorreu naquele instante”, recorda a faxineira Angela Maria Gonçalves da Cruz.
 
O pedaço de granito atingiu a sala de estar e abriu um buraco no forro. “Corremos risco de morte sim. Já fomos atingidos duas vezes. Precisa ser feito alguma coisa, pois daqui a pouco uma tragédia maior pode ocorrer”, alerta Angela Maria.
 
Um grupo de 30 moradores do Fábio Silva, que também sofreu algum tipo de prejuízo com as explosões para escavação do túnel do Morro de Formigão, reuniu-se ontem para cobrar judicialmente pelos danos causados com a obra. “Será que enquanto não ocorrer o pior eles não vão parar? O barulho está acima do normal. Só fizeram reparos em algumas casas de madeira, mas tem muita moradia de material com rachaduras nas paredes e estruturas comprometidas”, reclama a comerciante Roseli Meneghel Machado.
 
 
Soluções são apontadas

Segundo o Jornal Notisul, os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) informam que o incidente ocorrido nesta segunda-feira, ocasionado pela detonação de explosivos para a escavação do túnel no Morro do Formigão, em Tubarão,  teve fatores não previstos e passíveis de controle. Medidas de segurança foram tomadas e ações mais abrangentes serão desenvolvidas e adotadas para que os trabalhos transcorram sem causar problemas à comunidade do Fábio Silva, mesmo com as detonações ocorrendo cada vez mais em direção ao interior da galeria. 
 
Na manhã de ontem, os técnicos do consórcio JDantas-Novatecna, responsável pelas obras de transposição do Morro do Formigão, reuniram informações sobre os danos causados nas duas residências atingidas por fragmentos de rochas para que sejam iniciadas a recuperação das moradias. 
 
O secretário de defesa civil da prefeitura de Tubarão, Rafael Marques, confirma que há um acompanhamento sobre as avarias ocasionadas pelas explosões. “Fizemos um relatório e entregaremos os responsáveis pelo consórcio. Houve excessos de reclamações dos moradores. Acredito que os casos mais urgentes foram resolvidos”, detalha Rafael.
 
Para a comunidade do bairro Fábio Silva, informações sobre o empreendimento e a respeito dos trabalhos de detonação para o corte de rochas, dicas de segurança e canais disponíveis para busca de informações são disponibilizadas por meio da distribuição de folhetos.