Trânsito

Rota alternativa para driblar as longas filas na BR-101, em Laguna

Fim de semana, sol, calor em excesso, e pela frente, inúmeras praias a disposição. Belezas naturais que graças a geografia, podem ser aproveitadas

Foto: Notisul

Foto: Notisul

Chegar ao destino das praias de Laguna de carro requer trafegar pela BR-101 que, nos últimos meses, em obras de duplicação, houve muito aumento no tempo de deslocamento.
 
Ao sair de Tubarão até a Cidade Juliana são quase 30 quilômetros (20 quilômetros em linha reta). Os motoristas levam, em média, mais de uma hora em dias de semana. De sexta a domingo, o tempo pode chegar a triplicar.
São grandes filas que se formam nos trechos ainda não duplicados. A famosa paradinha para a apreciação da obra da Ponte Anita Garibaldi contribui para a demora de concluir o trajeto.
 
A única alternativa é ir pela estrada do bairro Madri, na Cidade Azul, até a balsa. Ao pegar este caminho de comunidades rurais e estradas de chão fazem da trajetória um ambiente diferente para moradores e turistas, que buscam fugir do trânsito congestionado da rodovia. Mas funciona mesmo?
 
A travessia pela balsa no canal da Lagoa Santo Antônio dos Anjos pode ser até nostálgico e prazeroso, sentimentos que na atualidade não são mais despertados nos condutores.
 
“Resolvemos pegar esta embarcação para conhecer melhor a região. Caminho novo que pensamos ser também mais rápido”, conta o turista desanimado do Rio Grande do Sul, Fernando Fernandes.
 
Conforme o Jornal Notisul, para chegar à balsa leva cerca de duas horas em dias de sol e calor, principalmente nos fins de semana, tudo isso em um pequeno trecho da rodovia SC-100. Em alguns momentos, motoristas sem educação tentam furar a fila, fato que ainda ocorre mesmo com a distribuição de senhas. O que fazer então, 'ó BR-101'?
 
Organização

A novidade da temporada nas últimas semanas, para organização das filas, é a distribuição de senhas pela equipe da empresa Laguna Navegação, responsável pelo transporte na região. Fato talvez não conhecido para alguns desinformados. 

“Somos o 409 da senha. Número que o pessoal do jipe ao lado, com o 440 não obedeceu as regras do local e furou a fila, que somente retrocederam após a chegada de um policial”, reclama o tubaronense Tiago dos Santos.
 
Embarcações

São duas balsas que trabalham 24 horas por dia na temporada, com troca da tripulação de turno a cada seis horas, onde, para atravessar de carro custa R$ 9,00 e moto custa R$ 1,90. Segundo o gerente da Laguna Navegação, Glademir Antônio Brustolon, há no canal uma terceira balsa, não utilizada por falta de obras nos atracadouros. “Para que todas as embarcações operem ao mesmo tempo, tem que ser aumentado os dois atracadouros, trabalhos que já foram solicitados ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra)”, informa o gerente.