Saúde

Sábado tem vacinação contra a Hepatite B em Laguna

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste sábado (26) todos os postos de saúde do município estarão abertos das 8h às 17h para o Dia de Mobilização contra a Hepatite B.

Podem fazer a imunização gratuita pessoas com idade entre 0 e 49 anos, que nunca tomaram a vacina. “Pessoas que estão com o esquema de vacinação incompleto também podem procurar um posto, ou seja, que tenham feito somente um ou duas das três doses”, disse a coordenadora dos Programas de Saúde, Rachel Copetti.

A vacina é feita em três etapas. Trinta dias após a primeira é realizada a segunda dose. A última e terceira dose é depois de cento e oitenta dias da primeira.

Quem não fizer a imunização no dia 26 pode procurar até o dia 1º de agosto as unidades que possuem salas de vacina, no Mar Grosso, Passagem da Barra, Esperança e Campo de Fora. “As unidades do Progresso e Cabeçuda estão em obras, mas no dia “D” todas estarão vacinando”, explica Copetti.

O que é Hepatite B?

A hepatite B é uma inflamação do fígado que pode originar sintomas semelhantes a uma virose, como febre, enjoos e vômitos, por exemplo, mas que podem evoluir para icterícia, em que a pele e os olhos do indivíduo ficam amarelos.

A hepatite B é contagiosa, pois o vírus da hepatite B pode ser transmitido através do sangue, sêmen, secreções vaginais e saliva, no entanto, o indivíduo pode ficar protegido se tomar a vacina contra a hepatite B.

Não há tratamento específico para hepatite B aguda, no entanto, no caso de hepatite B crônica, o tratamento pode ser feito com remédios prescritos pelo hepatologista.

A hepatite B aguda tem cura espontânea, na maior parte dos casos, devido ao próprio organismo criar anticorpos para eliminar o vírus. Contudo, em alguns casos, a hepatite B pode tornar-se crônica e o vírus permanecer no organismo por toda vida.

Na hepatite B crônica há um grande risco de surgirem doenças graves do fígado, como cirrose hepática, insuficiência hepática e câncer do fígado, que podem criar danos irreversíveis no fígado, por isso, nestes casos, os pacientes devem seguir o tratamento indicado pelo médico.

Os sintomas iniciais da hepatite B incluem:

Enjoos;

Vômitos;

Cansaço;

Febre baixa;

Falta de apetite;

Dor abdominal;

Dor nas articulações e nos músculos.

Colaboração:Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna