Geral

Saiba como agir em caso de perda de documentos no carnaval

Foto: Divulgação

Os feriados prolongados são épocas propícias para as pessoas perderem documentos ou serem roubadas. Durante o Carnaval, todo cuidado é pouco, mas ainda assim é comum deixar de tomar cuidados essenciais. Cair na mão de golpistas é fácil e basta perder a carteira de identidade ou o CPF para ser vítima de tentativa de fraude, conhecida como roubo de identidade.

Em caso de roubo, primeiramente é necessário que a vítima realize o Boletim de Ocorrência (BO). Além de fazer o BO, quem teve um documento roubado ou perdido no Carnaval pode utilizar o SPC Alerta de Documentos, serviço do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que dá ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, o consumidor deve comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos.

Com isso, o risco de fraudes é reduzido, já que os estabelecimentos comerciais são informados do problema, evitando os problemas decorrentes de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas nas compras a prazo, quando são realizadas consultas no banco de dados do SPC para a concessão de crédito.

Além disso, o SPC Brasil também disponibiliza o SPC Avisa, para a prevenção de fraudes e constrangimento. Ao contratá-lo, o consumidor recebe informações sempre que seu nome for incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil, seja por e-mail ou SMS.

Com informações do site DN Sul

Notícias Relacionadas

Carnaval chegando com calor até a manhã de domingo

Tempo bom persiste e as máximas vão chegar perto dos 35 graus.

XI Feijoada da Montanha de Siderópolis: últimas camisetas começam a ser entregues

De acordo com a comissão organizadora, o lote de cerca de 500 peças já está quase esgotado. O Siderópolis Clube será o palco para o evento.

Oito retiros de carnaval reunirão mais de 2 mil pessoas na Diocese de Criciúma

Os retiros são voltados para o público jovem e um deles reúne pessoas de todas as idades. Momentos de oração e adoração são alguns dos pontos altos.

Congestionamentos marcam início do feriadão de Carnaval

O acesso a Laguna é o caso mais complicado neste início de noite de sexta-feira (09). Mais de três quilômetros de fila é registrado no trecho.