Segurança

Saiba como agir em casos de desaparecimento

Manter-se calmo é fundamental

Foto: Maycon Vianna/Jornal Notisul

Foto: Maycon Vianna/Jornal Notisul

O desespero, a angústia, a tristeza: todos estes sentimentos, somados a outros fatores, como a falta de informação, atrapalham na busca pelos desaparecidos. Manter a calma é fundamental. Deixar a polícia fazer o trabalho na investigação de quem não dá mais notícias é o diferencial. Na Série Desaparecidos de hoje, vamos trazer detalhes de como proceder para agilizar no encontro de quem não dá mais notícias.
 
“Em primeiro lugar, deve-se procurar uma pessoa desaparecida próximo ao local em que ela supostamente sumiu. Pergunte a todos aqueles que se encontram pelas imediações e aqueles que estão passando pela região”, informa o coordenador do Programa SOS Desaparecidos, major Marcus Roberto Claudino, da Polícia Militar de Santa Catarina.
 
Entrar em contato com amigos e parentes o mais rápido possível, principalmente os de endereço conhecido de uma criança, por exemplo, para onde ela possa se dirigir. “Registre imediatamente o boletim de ocorrência em uma delegacia, dando preferência à delegacia especializada na proteção à criança e ao adolescente, se existir em seu município. Não é necessário esperar muito tempo. Lembre-se de que as primeiras horas que sucedem o desaparecimento são vitais para garantir a localização e a proteção”, informa a titular da Delegacia da Criança, do Adolescente e de Proteção à Mulher e ao Idoso de Tubarão, Vivian Garcia Selig.
 
Conforme o Jornal Notisul, outra dica importante repassada por especialistas é deixar sempre alguém para atender ao telefone indicado no cartão de identificação da criança, para centralizar informações. Amanhã, na quarta matéria da nossa série especial, vamos abordar como funciona o trabalho da PM para divulgar o Programa SOS Desaparecidos no estado e na Amurel. Não perca!
 
 
Dicas de segurança

Percorra os locais de preferência da criança;
Memorize a roupa da criança e outros detalhes para melhor descrevê-la quando precisar;
Quando a criança reaparecer, é importante comunicar às autoridades;
Cadastre, assim que possível, a pessoa desaparecida no site da PMSC, por meio do site www.pm.sc.gov.br/desaparecidos. 
 
Fonte: PM de Santa Catarina
 
 
Ciclo de atribuições da equipe da PM

Recebimento da informação de desaparecimento pela equipe;
Filtragem da informação e definição de prioridades;
Equipe de moderação, entrevistas e difusão das informações (site, redes sociais e telefone de plantão);
Equipe operacional e estratégica de procura.