Saúde

Saiba como evitar a desidratação neste verão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a chegada do verão e, consequentemente, das altas temperaturas, o corpo transpira com mais frequência e, por isso, necessita de muita água para evitar a desidratação. Cuidado com o excesso de sol e calor no verão. A desidratação é uma doença que se caracteriza pela baixa quantidade de água e fluidos. Os sintomas são boca seca e olho mais fundo.

Diariamente, perdemos cerca de três litros de água e, por isso, de acordo com especialistas, é recomendada a ingestão de 2 litros da bebida (oito copos de 250ml) por dia. Além disso, alguns alimentos também possuem água em sua composição e são uma fonte importante para repor a quantidade de água necessária no corpo. Sendo assim, manter uma alimentação balanceada é essencial. O consumo de frutas e vegetais, por exemplo, é o mais indicado.

O uso de roupas leves também ajuda a combater a desidratação. Em casos mais graves, quando houver sintomas como pressão baixa, fraqueza e dor de cabeça, o recomendável é preparar o soro caseiro. A receita é simples: um copo de água filtrada ou fervida, uma colher rasa de chá de sal e duas colheres rasas de sopa de açúcar.