Educação

Saídas a campo apresentam Rio Urussanga a estudantes do IFSC e da rede municipal de Cocal do Sul

Foto: Divulgação / Comunicação Comitê Rio Urussanga

Foto: Divulgação / Comunicação Comitê Rio Urussanga

Os recursos hídricos e as edificações em seu entorno foram os temas de saídas a campo promovidas pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga nesta segunda-feira, dia 17, com a participação de estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Criciúma, e alunos do ensino fundamental da rede municipal de Cocal do Sul. Mais de 80 estudantes do curso Técnico de Edificações do IFSC visitaram a bacia nesta segunda-feira e no dia 3 de novembro com o intuito de ampliar e aprimorar o conhecimento a cerca das questões que envolvem os recursos hídricos nas disciplinas de biologia, geografia e desenho técnico.

O geógrafo Rosemar De Nez orientou os alunos durante o trajeto entre a nascente e a foz do Rio Urussanga, apresentando o ecossistema e as construções no vale do Rio Maior. “Foi gratificante participar desta saída a campo. Assim como os estudantes aprendi e entrei em contato com a realidade da nossa região. Este tipo de visita técnica orientada faz com que vivamos esse problema da poluição, as edificações e a paisagem”, frisou a arquiteta urbanista e coordenadora do curso Técnico de Edificações do IFSC, Giovana Leticia Schindler Milaneze. Para o aluno Rafael Ghilarde Silva, de 18 anos, de Içara, o passeio mostrou os impactos ambientais causados por atividades econômicas. “Aprendi que tudo que fizermos como profissionais nos próximos anos terão impactos ambientais, por isso devemos nos preocupar em realizar ações que não prejudiquem o meio ambiente”, ressaltou.

Estudantes do 5º ano das escolas Cristo Rei e José Peruchi, de Cocal do Sul, também percorreram a bacia do Rio Urussanga sob a orientação da bióloga Marília Biz. Ao longo do percurso, os alunos observaram áreas preservadas e degradadas e despertaram uma consciência ecológica. "Essa saída é muito interessante. As crianças olham encantadas para o ecossistema e desenvolvem consciência, respeito e reflexão sobre os recursos hídricos", pontuou a secretária de Educação de Cocal do Sul, Raquel Quarezemin.

Colaboração: Comunicação Comitê Rio Urussanga