Economia

Salões de beleza investem em autoclave e vigilância sanitária entrega selo de qualidade

Como os demais estabelecimentos, os institutos de beleza devem seguir normas de funcionamento. Para assegurar que estas normas sejam, de fato, seguidas, a equipe da Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza visitas com o intuito de inspecionar os ambientes. Em Orleans, estão cadastrados na vigilância, cerca de 30 salões de beleza.

De acordo com o gerente da vigilância, Rodrigo Haag, além do alvará sanitário, uma solicitação pertinente é a utilização do autoclave. O equipamento é utilizado para a esterilização e limpeza dos materiais manuseados diariamente pelas profissionais e que estão em contato com diversas clientes.

O vigilante salienta a importância da presença do equipamento, pois poucos lembram da possiblidade de contágio existente quando os materiais são compartilhados entre as clientes. “O autoclave utilizado de maneira correta pelos salões ajudaria bastante na segurança e prevenção de doenças”, afirma Haag.

A ideia implantada pela vigilância foi prontamente aceita pelas proprietárias, que consideraram a adequação positiva. Com o intuito de incentivar outros estabelecimentos, a vigilância criou um selo para identificar quem adquiriu o equipamento.

Segundo a secretária de saúde Ana Zomer, o selo serve para que os clientes consigam identificar os estabelecimentos que seguem essa norma e prezam pela segurança e saúde das pessoas que ali frequentam.

“Eu como cidadã e cliente me sinto mais aliviada de saber que tal estabelecimento realiza a esterilização dos materiais com frequência”, declara Ana, que julgou excelente a presença do selo de incentivo.

O adesivo foi distribuído para as proprietárias que já obtiveram o autoclave. Uma reunião com as proprietárias aconteceu nessa terça-feira, dia 30, na Secretaria de Saúde.

Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans

[soliloquy id=”133428″]