Geral

Samae de Cocal do Sul comemora 20 anos

Foto: Maria Luiza Da Rolt

Foto: Maria Luiza Da Rolt

O SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Cocal do Sul comemora neste mês, 20 anos de Fundação. Para marcar a data, um encontro irá reunir servidores e convidados, para um jantar de confraternização, nesta sexta-feira, 22. Na ocasião, colaboradores serão reconhecidos pelos relevantes serviços prestados nas últimas duas décadas. Além disso, um informativo comemorativo irá destacar a história e as ações ao longo dos últimos anos.

O SAMAE foi criado em 1993 e trabalha com foco no investimento em infraestrutura para captação, tratamento e distribuição da água potável. A Autarquia é comandada pela Engenheira Química, Carla Cristina Possamai Della. “Hoje, quase 100% da população de Cocal e das áreas rurais é abastecida com água potável de qualidade. Ou, seja, cerca de 5 mil residências são atendidas. Este é seguramente um dos maiores índices da região do Sul. A qualidade da água fornecida é analisada e avaliada diariamente e os resultados de qualidade são apresentados ao consumidor a cada fatura. Isso reforça o compromisso de manter o padrão de qualidade e o respeito ao cidadão. Além do trabalho educativo e de conscientização realizado durante o ano junto às escolas quanto a preservação do meio ambiente”, destaca Carla.

Hoje, o município é abastecido por dois significantes mananciais. O Rio Cocal é o mais importante, pois corta toda a cidade, é o rio com maior vazão disponível.  O Rio Tigre, localizado na linha Vicentina, é outra importante fonte de captação de água, além da barragem a Linha Ferreira Pontes, que é hoje a maior delas e possui água de ótima qualidade, pois é cercada por mata nativa conservada.

Investimento

Segundo a diretora do SAMAE o objetivo maior da Autarquia é garantir a qualidade da água à população.“Temos muito ainda a fazer. Queremos levar água potável para 100% dos moradores do município. Para isso, alguns projetos para novas captações e novos poços artesianos estão em andamento, além de novas redes e troca das adutoras de abastecimento. Contudo, a ampliação da Estação de Tratamento de Água está em fase de conclusão e está sendo construída com recursos próprios ”, ressalta Carla.

Para Carla ainda o maior desafio será a implantação do projeto para a coleta e tratamento de esgoto. “O projeto irá contemplar 100% da área urbana e terá um investimento de quase R$ 14 milhões. A primeira etapa, no valor de R$ 8 milhões, já está em fase de aprovação para captação de recursos junto a FUNASA no Governo Federal”, finaliza a Diretora.