Segurança

Santa Luzia retoma atividades após incêndio em um depósito da empresa

A causa do acidente está sendo apurada, mas a hipótese mais provável é de um curto circuito

O  incêndio ocorrido na manhã de ontem na unidade industrial da Indústria Santa Luzia em Braço do Norte (SC) atingiu apenas um armazém de resíduos de plásticos recicláveis, que representa menos de 10% da área das instalações físicas da empresa.

O processo de produção não foi afetado, e todas as atividades já estão normalizadas, segundo Marcos Zanette, diretor da empresa. As entregas dos produtos não foram impactadas e já estão operando normalmente todos os setores de coleta de materiais reciclados, reciclagem, produção, assim como a área comercial. Os colaboradores estão de volta ao trabalho.

A causa do acidente está sendo apurada, mas a hipótese mais provável é de um curto circuito no sistema elétrico da unidade. O fogo foi controlado no final da tarde, por volta das 16:30h,  e ninguém sofreu ferimentos.  Graças às condições de ventilação do armazém e  ao clima, a fumaça se dissipou para o alto e na direção do mar, eliminando desse modo o risco de intoxicação. Como os gases dispersaram-se rapidamente, ninguém precisou de qualquer tipo de atendimento médico.  Os colaboradores foram dispensados do trabalho como medida preventiva  e por conta da aglomeração de pessoas no entorno.

Houve apenas danos materiais no armazém incendiado. De acordo com avaliação técnica da equipe de engenheiros químicos e ambientais da Santa Luzia, a área afetada deve ser liberada rapidamente para futuras intervenções de obras civis e voltar a operar normalmente.

A Santa Luzia lamenta o ocorrido e está fazendo todos os esforços para minimizar os incômodos causados à população vizinha, bem como para zelar pela qualidade ambiental dos recursos naturais.

Estão sendo adotadas as seguintes medidas preventivas:

Entrevista com moradores no entorno do depósito  para averiguação de eventuais danos à saúde, danos materiais, etc.;

Estabilização do produto queimado para evitar eventuais ressurgências no local e nova dispersão da fuligem;

Manipulação e destinação adequada dos resíduos dos produtos gerados na queima do depósito;

Monitoramento, vistoria técnica de todas as ações realizadas na área;

Acompanhamento de todas as notícias com relação a dispersão da fuligem em municípios vizinhos;

Distribuição de máscaras para proteção de todos quantos trabalharam nas atividades de auxílio no combate ao incêndio.

Fornecimento à Defesa Civil, ao CRQ, aos Bombeiros e à comunidade, de todas as informações disponíveis a respeito das instalações e dos produtos que estavam queimando, a fim de minimizar os riscos ambientais e à saúde.

Imediata retirada dos funcionários que trabalhavam nas demais atividades da empresa naquele endereço.

SOBRE A SANTA LUZIA

Desde que começou a fazer reciclagem, há 10 anos, a Santa Luzia  dedica-se à transformação de resíduos de plásticos em diversas linhas de produtos para construção civil e decoração – molduras, rodapés e revestimentos.

Com mais de 70 anos de história no mercado de molduras para decoração, os últimos 10 anos foram marcados pela substituição do uso de madeira e outros recursos naturais. Hoje a Santa Luzia tem capacidade para transformar  grandes quantidades de resíduos  industriais de plásticos em  várias linhas de produtos.

Sediada em Braço do Norte (SC),  a Santa Luzia integra três plantas em um parque industrial  que ocupa uma área de 42 mil metros quadrados, além de uma planta em Joinville.

Colaboração: Francisca Stella Fagá Alves/Fave Comunicação