Esporte

Santiago Mendonça embarca neste sábado para disputar o mundial do Ironman

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O dia de embarcar para a maior prova de triathlon do mundo chegou. Nesta sexta-feira (3) o coordenador técnico da Esporte & Saúde – Pro Runner e triatleta Santiago Mendonça viajou para representar Criciúma, pela primeira vez, no mundial do Ironman, no Havaí. Mendonça seguiu para Porto Alegre hoje, para amanhã (4) viajar para Kona, onde participará da prova no dia 11 de outubro.

Este será o maior desafio de Mendonça, em sua carreira como triatleta. “O Ironman em Kona é o mais difícil do mundo e não é a toa que lá se realiza o campeonato mundial da modalidade. Muitos sabem como foi a classificação em Florianópolis. Foi uma prova belíssima e espero que essa sensação se repita no Havaí”, considerou. Mendonça é natural de São Paulo, mas está radicado em Criciúma desde 2007. Para ele o momento também é de agradecimento. “Sou muito feliz e agradeço todos os dias por poder fazer o que gosto, numa cidade que me acolheu de braços abertos”, salientou. Chegada a hora de embarcar rumo ao Havaí, ele revela que muitas dúvidas permeiam em seus pensamentos. “Tenho dúvidas se treinei o suficiente, se treinei demais, se treinei corretamente. Entretanto, tenho certeza de uma coisa: treinei feliz, e os alunos e amigos fizeram parte disso tudo”, garantiu.

A ida antecipada para o local da prova é para concentração no desafio e colocar em prática tudo que treinou. “Sou criciumense de coração e tenho orgulho disso. Fico muito feliz de ser o primeiro criciumense da história, e espero que não o único, a competir no mundial em Kona, um feito que somente 48 brasileiros, dos 2 mil participantes, podem aproveitar neste ano”, acrescentou. De Santa Catarina apenas cinco atletas participarão da prova. “A bandeira do Criciúma Esporte Clube já está na mala e pretendo atravessar a linha de chegada com ela em mãos, colocando o Tigre em mais um local no mundo”, contou.

O fuso horário no Havaí é de 7 horas a menos que no Brasil e costuma ser muito quente nessa época, podendo chegar a 40 graus, com umidade relativa do ar de 80% e ventos muito fortes durante a prova. Por isso é considerado o Ironman mais difícil do mundo. Mendonça conta com o apoio da Fátima Esportes, Ávila Suplementação e Bike Point.

Colaboração: Jussi Moraes