Esporte

Santiago Mendonça garante vaga para o mundial, no Havaí

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foram 226 quilômetros percorridos pelo triatleta Santiago Mendonça para garantir a quarta das seis vagas, na categoria 30 a 34 anos, do Ironman Brasil, que ocorreu durante este domingo (25), em Florianópolis. A edição deste ano contou com mais de 2 mil atletas que disputavam 50 vagas para o mundial em Kona, no Havaí. Depois de duas participações nesta etapa no Brasil, Mendonça treinou por mais de seis meses, para garantir a classificação completando a prova em 8h57min, ficando na 19ª posição no ranking geral.

A prova de triathlon contou com 4 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e mais 42 quilômetros de corrida. “Estou muito feliz com o resultado. Na verdade ainda não caiu a ficha. A sensação é de dever cumprido, treinei bastante e o meu psicológico estava bem preparado”, contou revelando que teve início de câimbra em uma etapa da prova, mas conseguiu contornar.

Em 2008 Mendonça ficou com a 25ª posição na classificação geral e em 2012 na 77ª posição geral, devido as fortes câimbras. Segundo o atleta esta vitória foi para o avô, que faleceu no último mês e era um dos seus grandes incentivadores. “Passei boa parte da prova pensando nele, pedindo ajuda para garantir o resultado que eu queria. Acredito que ele tenha me ajudado”, falou ainda emocionado. Após passar pela natação e percurso de bicicleta, Mendonça iniciou a corrida na 30ª posição. “A etapa mais difícil foi a da corrida, sofri bastante, porém foi ali que eu consegui garantir a posição desejada”, lembrou.

O mestre em Ciências da Saúde foi treinado por uma equipe multidisciplinar, além de contar com o apoio da Fátima Esportes, Ávila Suplementação e da Bike Point. Para ele, o momento é de comemoração. “Hoje vou comemorar, mas retornando a Criciúma darei continuidade aos treinos, pois o foco agora é o mundial”, completou.

Colaboração: Jussi Moraes