Esporte

Santiago Mendonça treina focado para o Ironman Brasil

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em 2013 o coordenador técnico da Pro Runner – Esporte & Saúde e triatleta Santiago Mendonça iniciou uma batalha pessoa. Todos os dias a sua mente e o seu corpo estão sendo preparados para a participação no Ironman Brasil, o qual acontecerá neste domingo (25), em Florianópolis. Toda a dedicação tem um foco ainda maior, garantir uma das seis vagas na categoria amador, de 30 a 34 anos, para disputar o Mundial em Kona, no Hawaii, no dia 11 de outubro. A competição contará nesta edição com 2,2 mil participantes e a presença de 43 países, todos com o intuito de assegurar uma das 50 vagas. Na categoria de Mendonça estão inscritos 390 competidores.

Toda a preparação do representante do Sul do Estado é para na Capital obter o bom resultado no triathlon, sendo 4 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e mais 42 quilômetros de corrida. “Desde outubro do ano passado as quilometragens já somam 10,5 quilômetros percorridos em treinos de bicicleta”, revelou. Em 2008 Mendonça ficou com a 25ª posição na classificação geral e em 2012 na 77ª posição geral, devido a problemas na prova. “No último ano que participei eu treinei muito para classificar, mas durante a prova eu tive muitas cãibras, o que nunca havia acontecido”, lamentou.

Em abril, como preparação para o Ironman Brasil, Mendonça alcançou um bom resultado no Campeonato Catarinense de Triathlon P12 de Longa Distância. A prova ocorreu em Jurerê Internacional, em Florianópolis, e o representante de Criciúma ficou com a primeira colocação na categoria 30 a 34 anos e com o sexto lugar no geral.

Mendonça percorreu 1,8 quilômetros de natação, 60 quilômetros de ciclismo e 14 quilômetros de corrida. “Foi uma ótima experiência e um excelente resultado para a minha preparação”, salientou.

Para a classificação o mestre em Ciências da Saúde está sendo treinado por uma equipe multidisciplinar, além de contar com o apoio da Fátima Esportes, Ávila Suplementação e da Bike Point. “Com o apoio de uma nutricionista, ao modificar alguns detalhes da minha alimentação, melhorou muito meu rendimento. Também tive a ajuda de uma fisioterapeuta osteopata. Ela conseguia me manipular e as pequenas lesões foram sumindo”, considerou. Ele garante que sem toda essa ajuda teria sido difícil treinar com o objetivo de classificar para o mundial. “Com esse suporte minha cabeça ficou focada nos treinos, sem precisar me preocupar com nada, além disso”, avaliou dizendo que o momento é de relaxar, treinar pouco e esperar a hora da largada. “Quando os meus alunos me perguntam se estou pronto, eu respondo que estou preparado. Pronto somente às 7 horas do dia 25 de maio”, complementou.  Mendonça viaja nesta quarta-feira (21) para Florianópolis, onde se concentrará para a disputa no domingo.

O coordenador técnico da Pro Runner já acumula os títulos de campeão do Circuito Nacional Sesc Triathlon, hexa campeão de Aquathlon Gaúcho, bicampeão de Triathlon Gaúcho, tetracampeão de GP Internacional de Triathlon, campeão Triathlon internacional de Santos, campeão catarinense de Triathlon em 2011 e ainda recebeu o prêmio de técnico destaque em 2012 da Federação Catarinense de Triathlon (Fetrisc).

Ironman Solidário

Além da participação do coordenador técnico da Pro Runner, Santiago Mendonça, o aluno Roberto Caldas também participará da disputa. Entretanto, com objetivos bem diferentes. Caldas lançou o projeto Ironman Solidário, quando durante o período de preparação reuniu parceiros que contribuem com recursos mensais – cestas básicas, fraldas infantis e geriátricas. Todos os patrocínios são convertidos em materiais para entidades beneficentes da região. Caldas avalia ser apenas um canal de interação entre os parceiros e as entidades, com o objetivo de completar a prova em menos de 12 horas e, principalmente, atingir três toneladas de doações.

Texto: Jussi Moraes