Reflexão

Santuário do Sagrado Coração de Jesus: um lugar de acolhimento espiritual

Segundo o bispo Dom Jacinto Flach, o santuário suprirá necessidade das pessoas que estão carentes emocionalmente.

Santuário do Sagrado Coração de Jesus um lugar de acolhimento espiritual

Foto: Francis Leny/DN

Um lugar de acolhimento para as pessoas recuperem o equilíbrio emocional, espiritual e humano; que junto ao Coração de Jesus encontrem a misericórdia. Esta é a proposta do Complexo Santuário Sagrado Coração de Jesus, que está sendo inaugurado neste fim de semana, na comunidade do Morro Bonito, em Içara, idealizado pelo Bispo Dom Jacinto Flach.

Segundo o presbítero, a humanidade está doente espiritualmente; precisando da misericórdia, de graças, da força de Deus. “Pela minha experiência de padre e bispo, via e vejo que as pessoas têm um sofrimento muito grande hoje em dia. Num contexto, estão muito bem economicamente, mas possuem uma grande carência, estão sofridas. No mundo inteiro os lugares mais procurados e visitados são os santuários e este construído suprirá uma necessidade futura às pessoas. Aqui haverá padres, religiosas; um ambiente físico e humano para acolher a todos”, explica.

Dom Jacinto garante que o Santuário vai dar uma resposta às aflições. “Hoje elas trabalham, lutam diariamente e está correria desumanizam, deixam-nas mais frias, carentes. O resultado são famílias quebradas, desestruturadas; muitas facilmente se atiram em vícios porque estão precisando de ajuda. A humanidade, em si, está doente no lado espiritual. O Santuário vai então, dar uma resposta. As pessoas poderão vir aqui com sua família, deixar as crianças correrem, rezarem, meditar, refletirem. Acontece isso muito na Europa”, lembra.

Sonho idealizado

Dom Jacinto ainda lembra muito bem quando a ideia do Santuário surgiu. “Há oito anos já tinha a ideia do Santuário de Nossa Senhora. Quando vim para cá, no dia 13 de novembro de 2009, ganhei um quadro do Apóstolo da Oração e disseram da possibilidade de construir um santuário dedicado a ele. O mais próximo fica em São Leopoldo (RS) e na Diocese de Tubarão, e são pequenos. O Santuário Sagrado Coração de Jesus será o segundo maior do Estado. O primeiro é o de Santa Paulina, em Nova Trento”, conta.

A construção do Complexo, o bispo consagra ao povo. “Já trabalhei em muitos lugares e nunca encontrei um povo como este: colaborador, de abertura de espírito e de coração muito grande, generoso e fraterno. Em outros lugares que estive, tentei construir um santuário, mas percebi que ficaria muito sozinho nesta missão, então não fiz, pois não é para mim, é para as pessoas”, elogia.

Com informações do Portal DN Sul